terça-feira, 31 de março de 2020

31 de março - Santa Balbina de Roma


Apesar de poucas certezas sobre a vida de Santa Balbina, seu nome é venerado em uma antiquíssima igreja na via Ápia, nas proximidades de Roma. Também temos um cemitério que leva seu nome, supostamente o local onde Balbina foi enterrada.
É venerada como mártir, mas destaca-se sua consagração a Deus pela virgindade e sua perseverança de servir a Cristo.

Santa Balbina era filha do mártir Quirino. Este, por sua vez, tendo se convertido à fé cristã, fora batizado junto com sua filha pelo Papa Alexandre.
Segundo a história, Balbina teria contraído uma doença grave e havia sido levada pelo pai até o papa, que nesse momento estava na prisão. Em contato o sumo pontífice preso, Balbina miraculosamente recupera sua saúde.

Sua riqueza e nobreza a tornavam um partido extremamente cobiçado; por esse motivo muitos jovens a pediram em matrimônio, mas a todos ela disse não: Balbina estava apaixonada pelo divino Cristo Senhor.

Durante o reinado do imperador romano Adriano, foram dadas ordens de aprisionar os cristãos. Entre os que foram encarcerados, em 132, mais provavelmente no dia 31 de março, estavam Quirino e Balbina. Foram submetidos a torturas e após sofrer vários tormentos, santa Balbina testemunhou o grande amor que nutria pelo Cristo esposo, celebrando com ele suas núpcias místicas por meio da oferta de sua virgindade e de seu sangue: os soldados romanos, após as torturas, vendo que ela não esmorecia e não renunciava ao Cristo, a levaram para a pena capital. Como era o costume entre os romanos, após o processo e as torturas, santa Balbina foi sumariamente decapitada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário