domingo, 15 de março de 2020

15 de março - Beato Pio Conde Conde


Beato Pio Conde Conde nasceu em Portela-Allariz, Ourense (Espanha) em 4 de janeiro de 1887 e foi batizado no dia seguinte. Aos 15 anos, ingressou nas escolas salesianas de Sarriá-Barcelona. Lá ele fez o noviciado e fez sua profissão religiosa como salesiano em 03 de fevereiro de 1906. Ele recebeu o sacerdócio em Orihuela em 1914.

Exerceu seu sacerdócio em Valência. De lá, foi para Béjar e, em 1923, para a escola Maria Auxiliadora, em Santander. Em 1927, ele foi designado para Vigo-San Matías e, finalmente, em 1933, chegou à casa de Madri, em Estrecho, como páraco da igreja.

Em 19 de julho de 1936, ele sofreu com sua comunidade o ataque à escola e a humilhação da multidão que, pessoalmente, o alcançou para causar alguns ferimentos, incluindo derramamento de sangue. Quando ele foi libertado da Diretoria de Segurança Geral, amigos o receberam em sua casa, onde ele permaneceu escondido por alguns meses. Em outubro de 1936, foi procurar refúgio diplomático na embaixada finlandesa. Mas a embaixada foi atacada em 3 de dezembro e as pessoas refugiadas ali foram transferidas em bloco para a prisão de San Antón. A pressão internacional levou as autoridades republicanas a libertar esses detidos. 

Quando Don Pío partiu, ele se estabeleceu em uma pensão, mas, mesmo com a identidade de seu sobrinho, foi preso novamente e levado à delegacia de Estrecho, onde havia começado a queixa contra ele por ser um padre salesiano.

Quando ele tinha mais de 45 anos, a Lei de Evacuação foi aplicada a ele e ele foi levado para o Abrigo de Evacuados na Rua García de Paredes. Foi no mês de março de 1937. No dia 15 deste mês, parece que Don Pío foi "evacuado para Valência". O local e a hora do assassinato são desconhecidos. 
Entre os casos similares contados, alguns foram obrigados a sair do carro em Alcázar de San Juan e depois assassinados lá; outros foram levados para Valência e lá se livraram deles. 

Padre Pio Conde Conde foi beatificado por Sua Santidade Bento XVI em 28 de outubro de 2007, junto com 497 outros mártires da perseguição contra a fé em Madri e Sevilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário