quarta-feira, 11 de março de 2020

11 de março - Beato Mattia Pal Prennushi


Pal Prennushi nasceu em Shkoder, Albânia, em 2 de outubro de 1881. Foi educado em uma escola missionária dirigida por monges franciscanos em sua cidade. O estilo de vida sagrado praticado por seus monges educadores deu uma impressão profunda a esse adolescente. Depois de terminar o colegial, Prennushi seguiu sua vocação e tornou-se franciscano, adotando o nome de Irmão Mattia (Matias).

Para se tornar sacerdote, o irmão Mattia foi enviado à Áustria para estudar Teologia na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Graz. Sua educação foi concluída em 1904 e ele foi ordenado sacerdote. Nesse mesmo ano, o jovem padre retornou à Albânia.

Em sua terra natal, o padre Mattia Prennushi trabalhou para servir as pessoas na região montanhosa do norte da Albânia. As pessoas imediatamente se apaixonaram por um pastor de fé simples, humilde e entusiasta. Nesta região remota, Pe. Prennushi será sempre lembrado por seus esforços para erradicar a cultura Gjakmarrja (a tradição de vingança sangrenta entre famílias no norte da Albânia, semelhante à tradição da vingança na Itália).

Antes da Primeira Guerra dos Balcãs, em 1911, o Padre Prennushi foi capturado pelo Exército Sérvio. Ele foi condenado à morte por participar ativamente da luta pela independência da Albânia. Prennushi só foi libertado após os esforços de negociação do padre Gjergj Fishta, um franciscano albanês que era respeitado pelos sérvios.

A Primeira Guerra dos Balcãs, que durou de 8 de outubro de 1912 a 30 de maio de 1913, foi a primeira guerra de dois períodos da Guerra dos Balcãs. A guerra que reuniu a Liga dos Balcãs (Sérvia, Bulgária, Montenegro, Grécia) contra os turcos otomanos terminou em uma vitória esmagadora na Liga dos Balcãs. Os otomanos turcos que se renderam foram forçados a assinar o vergonhoso Tratado de Londres. Nesta crise, a Albânia estava em uma posição neutra, mas secretamente tinha sua própria agenda para romper com o domínio otomano turco e estabelecer um estado albanês independente.

Depois que a guerra dos Balcãs terminou, Pal Prennushi trabalhou como servo do povo no distrito de Malësi e Madhe.

Em 1928, os habitantes de Malësi e Madhe se levantaram contra Ahmet Zogu, o primeiro ministro albanês que proclamou a fundação do Reino da Albânia e se declarou rei da Albânia sob o nome de Zog I. Nessa época, o padre Pal Prennushi foi capturado pelo exército real porque foi acusado de incitar a rebelião. Ele conseguiu provar sua inocência e foi finalmente libertado.

Após o término da segunda guerra mundial, o regime comunista pró soviético assumiu o poder na Albânia. Sob o regime comunista, as igrejas foram seladas, os seminários fechados e os mosteiros dissolvidos. O clero foi preso sob várias acusações falsas, jogado na prisão e morto.

Em setembro de 1946, o padre Prennushi, que servia na Ordem Franciscana como Provincial na Albânia, foi preso pelo governo comunista albanês sob a acusação de espionagem. Durante meses teve sofreu torturas terríveis. Ele foi detido por quase dois anos porque os comunistas esperavam fazer com que a Província Franciscana trabalhasse com eles e seus padres tornassem seus cúmplices. Mas depois que os vários métodos de tortura aplicados aos frades franciscanos não abalaram sua persistência, eles decidiram eliminá-los.

Padre Prennushi foi executado a tiros em 11 de março de 1948. Também foi executado com ele o Bispo Mirdita, Frano Gijini, Siprianus Nika, e catorze outros sacerdotes cujos nomes são desconhecidos e vários leigos.

Pal Mattia Prennushi foi beatificado com 38 mártires da Albânia pelo Papa Francisco em 5 de novembro de 2016. Ele é comemorado no calendário litúrgico todo dia 11 de março e na festa dos mártires da Albânia em 5 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário