sábado, 7 de março de 2020

07 de março - Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Mt 5,44



Em sua mensagem de amar o inimigo, Jesus nos mostra um caminho importante de passar do mal para o bem e de superar o mal. Amar o inimigo não significa permitir ao inimigo que faça todo o mal que existe nele. Pois assim permitiria a propagação irrestrita do mal. Amar o inimigo significa antes romper o ciclo vicioso do mal por meio de uma visão diferente do suposto inimigo. Vejo nele aquele que está em conflito consigo mesmo, que precisa de amor para se tornar são e completo para aceitar-se novamente.

Quando vejo o inimigo com olhos diferentes, ele deixa de ser meu inimigo e passa a ser simplesmente um ser humano que precisa de amor, que deseja paz interior, que deseja ser aceito por mim – mesmo que ele mesmo se perceba como inaceitável.

Como podemos amar o inimigo de forma praticável?
Fazer o bem a quem me odeia, dissolve o ódio aos poucos;
Abençoar a quem me amaldiçoa, o outro deixa de ser meu inimigo e passa a ser uma pessoa abençoada;
Orar por quem me calunia, eu o entrego a Deus, peço que Deus estenda sua mão protetora sobre ele, desejo-lhe aquilo que sua alma anseia, aquilo que realmente lhe faz bem.

Anselm Grün – Como lidar com o mal

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário