quinta-feira, 12 de março de 2020

12 de março - Beato Rutílio Grande García


“Quero muito bem a Rutilio”, e conservo em meu quarto uma moldura com “um pedaço de tela ensanguentada de Dom Romero e as anotações de uma catequese do Padre Rutilio.
Dois homens, com ‘a dimensão da profecia’, a profecia do ‘testemunho’, onde o martírio sofrido pelo primeiro ‘converteu’ o segundo.”
Papa Francisco

Rutílio Grande García, padre jesuíta de El Salvador, nasceu no dia 5 de julho de 1928, em El Paisnal (El Salvador), local onde também morreu, assassinado, no dia 12 de março de 1977. Em decorrência do seu assassinato, o arcebispo Óscar Romero passou a exigir do governo que investigasse o crime.
Esse processo iria mudar o modo como Romero via a relação entre Igreja e a política.

Entrou no seminário diocesano em 1941, mas, quatro anos depois, pediu para ser admitido na Companhia de Jesus, fez o noviciado em Caracas (Venezuela) e fez votos religiosos sobre 24 de setembro de 1947. Depois de estudar no Equador, onde obteve seu diploma de bacharel em 1950, foi enviado ao Panamá por um ano como professor. Em 1953, foi enviado à Espanha para continuar seus estudos de filosofia e teologia em Oña, onde foi ordenado sacerdote em 30 de julho de 1959.

De 1962 a 1964, estudou no Instituto Lumen Vitae, em Bruxelas. Ao retornar a sua terra natal, foi nomeado prefeito e professor de teologia pastoral no seminário "San José de la Montaña", uma tarefa que ele realizou com eficiência e criatividade. Ele promoveu o envio de seminaristas às paróquias para o apostolado entre o povo, uma experiência que ele também teve pessoalmente. 

Em 1967, começou sua amizade com Óscar Romero, quando esse ainda não era bispo. Em 1970, participou da cerimônia que ordenou Romero como bispo auxiliar de San Salvador.

Em 24 de setembro de 1972, assumiu a paróquia do Município de Aguilares que frequentara na infância e na juventude, onde fundou diversas Comunidades Eclesiais de Base (CEB) e formou lideranças nomeadas como "Delegados da Palavra". Essas ações não foram bem recebidas por setores conservadores.

Padre Rutílio dedicou-se totalmente às almas que lhe foram confiadas, com especial atenção aos pobres e marginalizados, sem hesitar em condenar as ações repressivas contra eles pelos militares e pela oligarquia no poder. Com suas iniciativas alinhadas ao Concílio Vaticano II e à Segunda Conferência do Episcopado Latino-Americano de Medellín (1968), despertou a participação ativa dos fiéis na vida paroquial, principalmente com os cursilhos, no campo das celebrações litúrgicas e da promoção social. Em Apopa, em 13 de fevereiro de 1977, proferiu uma homilia na qual publicamente assumiu a defesa de Padre Mario Bernal, SI, recém expulso do país por seu compromisso social. Esse fato comprometeu ainda mais sua situação já precária em relação ao regime.

No dia 12 de março de 1977, estava dirigindo um Jeep, para presidir uma celebração eucarística durante a novena de preparação da festa patronal de São José, acompanhado por Manuel Solorzano, de 72 anos e por Nelson Rutílio Lemus, de 16 anos, na estrada que liga o Município de Aguilares e o Município de El Paisnal, quando foram emboscados e metralhados por integrantes de Esquadrões da Morte.
Dom Romero celebrou a missa de corpo presente das vítimas. Esse fato levou Romero a exigir investigações e a afastar-se do governo.
No domingo posterior aos assassinatos, todas as missas nas paróquias da Arquidiocese de San Salvaldor foram canceladas e substituídas por uma única missa campal que reuniu mais de 100 mil pessoas em frente à Catedral, O evento também serviu de protesto contra a violência política em El Salvador.

O assassinato ocorreu a um quilometro do centro de El Paisnal, onde Rutílio celebrara uma missa e onde foi erguido memorial em homenagem às vítimas denominado como: "Las Tres Cruces". Todos os anos, no aniversário do assassinato, é realizada uma peregrinação até o local onde é realizado um ato ecumênico em memória das vítimas. 

No dia 22 de fevereiro de 2020 o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os Decretos que aprovam novas beatificações e canonizações, assim como novos Servos de Deus. Entre os novos beatos, o padre jesuíta de El Salvador Rutílio Grande García e seus dois companheiros.
Estamos aguardando a data da sua beatificação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário