segunda-feira, 2 de março de 2020

02 de março - São Lucas Casali de Nicósia


São Lucas Casali provavelmente nasceu na cidade de Nicósia, na Sicília , então província bizantina, no século IX.  Isso pode ser concluído porque se afirma que Lucas viveu no tempo anterior ao domínio muçulmano da Sicília, no século X. Esta informação vem do "Vita" escrito por um monge chamado Bono, cujo original foi perdido com o tempo. Portanto, sua data de nascimento não é conhecida com a máxima certeza.

Aos 12 anos, Lucas foi recebido por um monge no mosteiro de Santa Maria Latina de Agira, onde passou a adolescência, adotou o hábito monástico e foi ordenado sacerdote.  Não se sabe com certeza se pertencia à Ordem dos Monges da Basílica ou aos Beneditinos . 
Ele cresceu e viveu dotado de virtudes espirituais e a população de fiéis ia de bom grado ao mosteiro para consultá-lo.
Ele foi eleito abade de Agira, por ser muito admirado por suas virtudes, incluindo o Dom de conselho, mas recusou o cargo por humildade, os monges não desistiram e pediram ao papa para intervir, depois Luca Casali aceitou a obediência.

Os anos se passaram, nos quais ele demonstrou grande aptidão e prudência no ofício de abade, até ser atingido pela cegueira; mas essa séria limitação, especialmente para aqueles tempos, não o bloqueou e ele continuou a realizar seu apostolado, sendo acompanhado em seus movimentos pelos confrades.
Sua santidade foi revelada aos monges incrédulos, quando um dia voltando de Nicósia, onde ele havia visitado parentes, ele foi levado a acreditar que tinha uma grande multidão de fiéis à sua frente e começou a pregar naquele lugar que estava deserto. no final do sermão, ele concedeu a bênção, à qual as pedras responderam com um alto "Amém!".
Diante desse prodígio, os monges que o acompanharam pediram perdão.

Ele morreu no mosteiro de Agira, em 800, aproximadamente, de causas naturais. 

Lucas é reverenciado em Agira, Sicília, onde seus restos mortais atualmente estão. Ele foi enterrado na igreja de San Felipe de Agira, ao lado de Felipe, o exorcista, que deu seu nome à igreja. 
Mais tarde, a memória de sua tumba se perdeu, mas o culto continuou; em 1575, quando cessou a epidemia de peste, o povo e o senado da cidade de Nicósia agradeceram a s. Luca Casali, decidiu celebrar sua festa às custas do município, pedindo ao papa que o reconhecesse como patrono da cidade.

Em 1596, após algumas obras de escavação, foram encontrados os restos mortais de São Lucas, Felipe de Agira e Eusébio, o monge, com sinais visíveis de ocultação, possivelmente para impedir a profanação pelos sarracenos no século X.


Nenhum comentário:

Postar um comentário