sexta-feira, 13 de março de 2020

13 de março - Beta Francisca Tréhet


Francisca Tréhet nasceu em 8 de abril de 1756 em Saint-Mars-sur-la-Futaie, Mayenne, França, de uma família proprietária de terras. Ela entrou para as Irmãs da Caridade de Notre-Dame d'Evron, uma congregação fundada em 1682 para a educação de jovens e para o exercício da caridade. Elas eram popularmente chamadas de "irmãzinhas cinzentas" por causa da cor de seu hábito. Em 1783, ela foi convidada a abrir uma escola paroquial em Saint-Pierre-des-Landes, um lugar perto da abadia onde a congregação estava estabelecida.

Jeanne Véron nasceu em Quelaines, também em Mayenne, em 6 de agosto de 1766. Ainda jovem, ingressou na mesma congregação do Beata Tréhet e foi enviada, muito jovem, para ajudar na nova fundação mencionada.

As duas irmãs compartilhavam sua vocação não apenas ensinando na escola, mas também cuidando dos doentes e desamparados. As professoras, mesmo em escolas paroquiais, eram funcionárias do Estado, de modo que, na Revolução, cabia a ambas jurarem fidelidade à República, o que significava, por enquanto, recusar a fidelidade à Igreja. Isso aconteceu em 1791, e as duas irmãs se recusaram a assinar, então foram demitidas.

Dedicaram-se à caridade, aos cuidados dos pobres, órfãos e doentes. Entre essas tarefas, elas acolheram e esconderam padres perseguidos. As duas foram presas em fevereiro de 1794, com acusações de recusar obediência à República e esconder padres relutantes. A bem-aventurada Tréhet disse que não podia recusar-se a tratar qualquer pessoa doente, e quando solicitada jurar obediência à República, recusou, e foi, junto com sua parceira, condenada à morte.

A bem-aventurada Véron não foi presa para aguardar a execução, mas teve que ser hospitalizada, porque estava gravemente doente.
Em 13 de março, Francisca Tréhet, 37, foi executada e, uma semana depois, no dia 20, levada em uma maca, Jeanne Véron, 27, foi também executada. As duas foram beatificadas em 1955, junto com outras vítimas de perseguição na diocese de Laval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário