quinta-feira, 19 de março de 2020

19 de março - São José


José, o namorado e sonhador carpinteiro

Você já reparou? Costuma acontecer que, alguém, entre bastidores, gosta de inventar encontros, aparentemente fortuitos e nos lugares mais diversos. De repente, lá aparece um homem e acolá uma mulher... Começa então aquele jogo de olhares entre eles que, sem querer querendo, vai dando pé a um papinho superficial, difícil de parar e progressivamente prazeroso... Afinal, tudo isso não é mais do que uma isca fantástica de Deus, marcando a partida do Amor entre ele e ela... amor preciosamente livre e natural... que costuma chegar até o Altar.

Como seria o começo amoroso entre José e Maria? O amor deles foi fantástico, até o ponto de ser escolhido por Deus de forma especialíssima para Jesus nascer no meio dele. Como todo casal jovem eles teriam seu próprio sonho particular. Só que, quando, estavam prestes a viverem juntos esse sonho, Deus entrou na história deles com mensageiro e tudo. Maria, depois disso, contaria a José o que houve com o anjo Gabriel e, José, com a cabeça a mil por hora e o coração a dois mil, pensaria – “Bom, se Deus escolheu minha Maria para Ele, quem sou eu para competir com Deus?... Então, vou-me embora”. E lá se foi José, com o coração partido.

Mas, aí, Deus, que também tinha seu sonho, foi contá-lo para José, e isto o fez voltar novamente com a sua Maria. Acontece que o sonho de Deus era fantástico, mais bonito do que o deles dois. Nesse sonho entramos todos nós... Deus, até quando sonha, é um exagerado louco de amor. E, reparemos, tudo começou naquele olhar entre Maria e José, a isca de Deus.

Obrigado, José, por ter olhado a Maria com tanto amor.
Obrigado, José, por ser um homem justo, colocando o sonho de Deus em primeiro lugar. Obrigado, José, por ter mordido a isca de Deus.
Afinal, José, (e aqui para nós) você foi ganancioso: Deus lhe deu a mulher mais formosa de entre todas as mulheres... A Virgem Maria.
Valeu, José!
Frei João Antônio - OAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário