segunda-feira, 16 de março de 2020

16 de março - Beato João Cacciafronte Sordi


O Beato João Cacciafronte Sordi nasceu em Cremona por volta de 1125, filho de Evangelista Sordi e Berta Persico, ambos de origem muito nobre; ainda em tenra idade, perdeu o pai, sua mãe se casou novamente com o nobre Adam Cacciafronte, que o amava como um filho, dando-lhe o nome; ele foi educado de maneira excelente pelos dois pais, recebendo formação religiosa e cultural.

Aos dezesseis anos ele entrou na abadia beneditina de São Lorenzo em Cremona como monge beneditino; ao longo dos anos, suas qualidades e virtudes foram cada vez mais evidentes, conquistando a simpatia de seus superiores e confrades.

Ele foi nomeado Prior do pequeno mosteiro de São Vittore, dependente da abadia de São Lorenzo e depois abade da mesma grande abadia de Cremona.

Naqueles anos, o cisma eclodiu na Igreja, com a eleição do antipapa Vittor IV (1159-1164), apoiado por Federico Barbarossa, contra o legítimo papa Alexandre III (1159-1181), que se opôs ao poder imperial, apoiando o Liga dos Municípios da Lombardia, que neutralizou a invasão das tropas de Barbarossa.

O abade Cacciafronte, com sua influência, conseguiu manter Cremona em obediência ao papa Alexandre III, mas o imperador o exilou; mais tarde, o papa lhe confiou o governo da diocese de Mântua, não sendo especificado como administrador apostólico ou bispo, em vez do bispo Graziadoro, que se juntara ao cisma do antipapa Vittor IV e seus sucessores Pasquale III (1164-1168) e Calisto III (1168-1179).

Após a famosa batalha de Legnano (29 de maio de 1176) perdida pelo imperador para a Liga Lombard, que tinha eleito o Papa Alexandre III  (é desta época a fundação de uma nova cidade, chamada Alexandria em homenagem ao papa); houve paz em Veneza em 1179, e o antipapa no cargo de Callisto III foi deposto.

O bispo arrependido Graziadoro, pediu para ser bispo de Mântua mais uma vez e retornou à Sé Episcopal de Mântua. Cacciafronte enviou sua renúncia a Alexandre III e retornou à vida eremitério, embora o pontífice tivesse outras idéias em mente e o tornasse em 1179, bispo de Vicenza, naquele período sem bispo.

Apenas dois anos depois, em 16 de março de 1181, o bispo Cacciafronte foi morto por um certo Pietro, senhor feudal acusado de desvios de bens da Igreja de Vicenza, que queria se vingar porque o bispo o excomungou e o privou de propriedade, devido a suas frequentes violações dos direitos da Igreja. Assim, Pietro enfurecido pegou sua espada e matou o bispo em um encontro impiedoso

O assassinato do bispo é mencionado nos "decretais" do papa Gregório IX (1227-1241), no texto de uma carta de 21 de março de 1198, enviada pelo papa Inocêncio III, ao bispo de Vicenza, Monsenhor Pistore, proibindo-o de dar a propriedade da Igreja em feudo aos assassinos e seus herdeiros, do bispo João.

O corpo do santo bispo mártir foi enterrado na catedral de Vicenza e transferido para a mesma catedral em 1441, em uma tumba de mármore mais digna.
O culto do abençoado João Cacciafronte de Sordi, bispo mártir, durante séculos concedido a ele, foi confirmado pelo Papa Gregório XVI em 30 de março de 1824.
Sua festa litúrgica está marcada para 16 de março, enquanto na diocese de Mântua sua memória é comemorada em 9 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário