sexta-feira, 6 de março de 2020

06 de março - São Codregando de Metz


Codregando nasceu em 712 em Hesbaye, perto de Liege, na Bélgica, de uma família nobre, possivelmente filho de Sigramnus, conde de Hesbaye , e Landrada , filha de Lambert II, conde de Hesbaye . Landrada era irmã de Rotrude de Hesbaye, primeira esposa de Carlos Martello. Seus pais, de origem franca, o fizeram estudar na abadia de Saint-Trond. 
Jovem bonito, excelente linguista, muito educado, foi notado por Carlo Martello por suas grandes habilidades, que o nomeou chefe do corpo diplomático e jurídico a seu serviço. 

Com a morte de Carlo Martello, seu sucessor Carlos Magno no ano de 742, também o nomeou bispo de Metz. No entanto, Codregando ainda era secular e, portanto, tinha que receber ordenação diaconal, ordenação sacerdotal e consagração episcopal. 
Ele também manteve seu cargo político e explorou o prestígio alcançado pelo exercício dos dois cargos usando toda a sua influência para praticar o bem. Como embaixador de Rei Pepino no Papa Estêvão II, Codregando se envolveu diretamente com a derrota dos lombardos na Itália, a passagem para a Igreja do exarcado de Ravena e outros territórios e a mesma coroação de Pepino, que ocorreu em 754.

Codregando realizou uma profunda reforma do clero, que estava naquele período em profunda crise moral. Determinado a intervir na difícil situação, partiu diretamente aos padres de sua cidade: reuniu todos os clérigos em algumas casas e estabeleceu para eles uma regra de vida inspirada na de São Bento. 

O código que ele aplicou a Metz consistia em trinta e quatro capítulos e todos os dias, na presença de toda a comunidade, um era lido: a partir disso, essas reuniões tomavam o nome de "capítulo". Logo esse nome foi estendido às pessoas que assistiram às leituras, enquanto todos os que estavam ligados aos cânones eram chamados de "cânones" e aqueles que seguiam uma regra começaram a se chamar "regulares". O objetivo da regra era principalmente pastoral; incentivar o apoio mútuo de uma comunidade encontrada em um ambiente monástico, reconhecendo as responsabilidades muito diferentes dos cânones que atendem às necessidades espirituais dos leigos.

Outras normas da vida comunitária foram inseridas posteriormente, relativas à reclusão, domicílio, estudo, liturgia, hábito e refeições, e visavam proporcionar aos eclesiásticos apoio mútuo para permanecerem fiéis ao voto de castidade e outros compromissos próprios do clero.
 A principal diferença dos frades estava na possibilidade de possuir sua propriedade, um hábito que foi posteriormente questionado. 

O governo de Codregando foi adotado mais tarde por outras dioceses e finalmente estendido por Carlos Magno a todos os padres, que assim eram obrigados a ser monges ou cânones. Essa regra também foi bem-sucedida no exterior e, ao longo dos séculos, voltou à moda repetidamente, embora não em sua forma original.

Por iniciativa de Codregando em Metz, também foram introduzidos o rito e a canção romana, cujo repertório retornou a Roma enriquecido pelas composições galllicanas e de lá se espalhou por toda a Europa. A "schola cantorum" de Metz foi renovada e sua fama durou séculos. 

Em 805, Carlos Magno até ordenou que todos os professores de canto fossem treinados em Metz. O santo bispo também se destacou na construção e restauração de igrejas, mosteiros e institutos de caridade. 
Em sua morte, em 6 de março de 766, ele foi enterrado na abadia de Gorze, que ele próprio havia fundado e amado mais do que qualquer outra. A tradição diz que algumas de suas relíquias também são preservadas na igreja de Saint-Symphorien, em Metz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário