terça-feira, 30 de abril de 2019

30 de abril - O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito. Jo 20,8


O que significa viver realmente a Páscoa, o espírito pascal?
Para o cristão há o risco da idealização, de esquecer que a nossa fé é concreta, e temos um percurso a seguir: Ir pelos caminhos do Espírito sem comprometimentos, testemunhando a verdade com coragem e franqueza.
Para compreender este programa de vida é necessária uma mudança de mentalidade, libertar-se dos laços do racionalismo e aderir à liberdade do Espírito. Era isto que Jesus explicava a Nicodemos no célebre episódio evangélico da visita.

Este fariseu era um homem bom. Inquieto, não entendia. O seu coração estava na noite. Mas tratava-se de uma noite diversa da de Judas, porque era uma noite que levava o primeiro a aproximar-se de Jesus, e o outro a afastar-se. Foi ter com Jesus para pedir explicações e recebeu uma resposta que não entende.
Quase como se Jesus quisesse complicar a situação, pondo-o em dificuldade. Com efeito, responde: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer do alto não poderá ver o Reino de Deus. Nicodemos pergunta: Como é possível nascer de novo? Parece, um pouco irônico, mas não é assim. Ao contrário, é a expressão de um grande tormento interior.
Então, Jesus explica que se trata da passagem de uma mentalidade para outra e com muita paciência e amor, ajuda este homem de boa vontade a fazer esta passagem.

Peçamos ao Senhor esta experiência do Espírito que vai e vem e que nos leva em frente, do Espírito que nos dá a unção da fé, a unção da solidez da fé. Voltam a ressoar as palavras ditas a Nicodemos: “O vento sopra onde quer; ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”. Quem nasceu do Espírito ouve a voz, segue o vento, segue a voz do Espírito sem saber onde acabará. Porque fez uma opção pela solidez da fé e o renascimento no Espírito.

Papa Francisco – 24 de abril de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário