quarta-feira, 3 de abril de 2019

Christus vivit - O que diz a Palavra de Deus sobre os Jovens? No Antigo Testamento

Samuel unge o jovem Davi
N.ºs 06 a 11

José - Numa época em que os jovens contavam pouco, alguns textos mostram que Deus vê com olhos diferentes. Por exemplo, vemos José que era quase o mais novo da família e, todavia, Deus comunicou-lhe em sonho coisas grandes e superou todos os seus irmãos em cargos importantes quando tinha cerca de vinte anos (Gn 37 – 47).

Gedeão – Nele reconhecemos a sinceridade dos jovens, que não costumam adoçar a realidade. Quando lhe foi dito que o Senhor estava com ele, retrucou: Se o Senhor está conosco, então porque é que nos aconteceu tudo isto? (Jz 6, 13). Mas Deus não se aborreceu com esta censura e redobrou a aposta nele: “Vai com toda a tua força, e salva Israel” (Jz 6, 14).

Samuel - Era um adolescente inseguro, mas o Senhor se comunicava com ele. Graças ao conselho dum adulto, abriu o seu coração para escutar a chamada de Deus: Fala, Senhor; o teu servo escuta (ISm 3, 9-10). Por isso, foi um grande profeta que interveio em momentos importantes da sua pátria.

Davi - Quando foi escolhido para ser rei, era ainda rapaz. O profeta Samuel andava à procura do futuro rei de Israel, e um homem apresentou-lhe, como candidatos, os seus filhos mais velhos e mais experientes. Mas o profeta disse que o escolhido era David, o rapaz que cuidava das ovelhas (ISm 16, 6-13), porque o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração. A glória da juventude está mais no coração do que na força física ou na impressão que provoca nos outros.

Salomão - Quando teve de suceder a seu pai, sentiu-se perdido e disse a Deus: Eu não passo de um jovem inexperiente que não sabe ainda como governar (IRs 3, 7). No entanto, a audácia da juventude impeliu-o a pedir a Deus a sabedoria e entregou-se à sua missão.

Jeremias - chamado a despertar o seu povo quando era ainda muito jovem, temeroso, disse: Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, pois ainda sou um jovem (Jr 1, 6). Mas o Senhor pediu-lhe para não falar assim, acrescentando: Não terás medo diante deles, pois Eu estou contigo para te livrar. A entrega do profeta Jeremias à sua missão mostra o que é possível fazer-se, se se unem o frescor da juventude e a força de Deus.

Uma donzela judia, que estava ao serviço do militar estrangeiro Naaman interveio com fé para o ajudar a curar da sua doença (IIRs 5, 2-6).

Rute - um exemplo de generosidade ao ficar na companhia da sua sogra, que acabara viúva e só (Rt1, 1-18), e mostrou também a sua audácia para triunfar na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário