segunda-feira, 1 de abril de 2019

01 de abril - Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. Jo 4,48


Os galileus acolheram Jesus porque tinham ouvido falar sobre os numerosos milagres que ele tinha feito em outros lugares e pensaram: ele vai fazer de igual modo conosco: que venha, fará bem a todos. Assim, quando aquele funcionário do rei na Galileia se aproximou pedindo ajuda para o filho doente, parece que Jesus perde a paciência, a ponto de lhe dizer: Se não virdes milagres e prodígios, não credes. Em síntese, ele repreende o fato de que o principal sinal é o prodígio e que com isto todos estão contentes e só desta forma acreditam. Contudo, diz o Senhor, não ides a outras partes, não caminheis para outros sítios: onde está a vossa fé? Porque ver um milagre, um prodígio e dizer “tu tens o poder, tu és Deus” é sem dúvida um ato de fé, mas muito pequenino. Aliás, observando Jesus é evidente que este homem tem um grande poder, mas ali começa a fé e depois deve ir em frente: onde está o teu desejo de Deus? Porque a fé é isto: ter o desejo de encontrar Deus, de o encontrar, de estar com ele, de ser feliz com ele.

Assim quando o Senhor passa na nossa vida e faz um milagre em cada um de nós, todos sabemos o que o Senhor fez na nossa vida, mas não é tudo: este é o convite a ir em frente, a continuar a caminhar, a “procurar o rosto de Deus”, a procurar esta alegria. O sinal é o início e compreende-se que Jesus é um pouco impaciente — não quero dizer que se chateia, mas é impaciente — quando vê que as pessoas param ao primeiro passo.

A mim acontece refletir sobre o que pensa Jesus, o que sente Jesus em relação aos cristãos que não caminham, que não vão além, que param ao primeiro passo, à primeira graça recebida. Em síntese, o que pensa Jesus diante de um cristão que diz: Sim, estou bem-sucedido, levo em frente uma boa vida cristã, vou a missa aos domingos, confesso-me todos os meses, faço algumas obras de caridade, tudo bem e paro ali? Porque há muitos cristãos parados que não caminham, cristãos estagnados nas coisas do dia a dia — bons, bons! — mas não crescem, permanecem pequeninos. São cristãos estacionados, que se estacionam, cristãos engaiolados que não sabem voar sonhando a beleza para a qual o Senhor nos chama.
Papa Francisco – 12 de março de 2018

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário