sábado, 27 de abril de 2019

27 de abril - São Simeão de Jerusalém


A primeira comunidade cristã, reunida em Jerusalém, ofereceu ao mundo a imagem de fraternidade integral, realizando o preceito de Cristo: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Todos os bens eram postos em comum, ricos e pobres sentavam à mesa e tinham tudo em comum. Isso caracteriza o clima de amor e de santidade em que viviam os primeiros cristãos da comunidade de Jerusalém. Simeão sucedeu a Tiago Menor, irmão do Senhor.

São Simeão serviu como o segundo Bispo de Jerusalém. Além disso, foi parente de Cristo, segundo descrevem os Evangelhos de São Mateus (13,55) e São Marcos (6,3).
No livro ‘História Eclesiástica’ de Eusébio de Cesareia (Pai da história da Igreja), este santo é descrito como primo do Senhor – segundo a carne – por ser filho de Cléofas, o irmão de São José.

Do mesmo modo, a mãe de Simeão é mencionada pelo escritor Hegesipo como concunhada da Virgem Maria. No evangelho de São João e da São Mateus é mencionada uma “irmã” da Mãe de Deus, que viria a ser Maria, esposa de Cléofas (pai de Simeão).

Depois do martírio pelos judeus do primeiro Bispo de Jerusalém, São Tiago o Justo, e a imediata tomada da cidade, a tradição conta que os apóstolos e discípulos do Senhor, que ainda permaneciam vivos, se reuniram e deliberaram que Simeão seria nomeado seu sucessor.

O santo bispo assistiu à destruição de Jerusalém, conforme havia predito Jesus. A pequena comunidade cristã, lembrando a admoestação de Cristo, teve tempo de fugir ao trágico destino que coube à cidade na qual os romanos não deixaram pedra sobre pedra. Logo após o furacão ele voltou e recomeçou, com os fiéis, a reconstrução das casas e da Igreja que é a mãe de todas as igrejas. Houve muitas conversões, pois o acontecimento fez muita gente refletir sobre a mensagem evangélica, havia pouco tempo rejeitada.

Simeão teve longa vida. Por mais de 40 anos foi bispo de Jerusalém.
Como descreve Eusébio de Cesareia, na época do imperador Trajano, ressurgiu nas cidades e outros lugares da Palestina uma nova perseguição contra os cristãos por causa das revoltas do povo.
Foi então que o Bispo de Jerusalém foi denunciado como cristão e descendente de Davi. Simeão, ancião de 120 anos, recebeu ordem de prisão e intimação de prestar homenagem aos deuses.

“Nunca, nunca – foi à resposta do venerável Apóstolo – nunca jamais farei tal coisa, negando e traindo assim meu Mestre e Senhor. Teus deuses têm sido entes infames e ímpios; Jesus Cristo, porém, é Deus verdadeiro”.

No meio da cruel flagelação, a que o desumano governador o sujeitou, Simeão louvou e bendisse o nome de Deus e o de Jesus Cristo.

Vendo que nada conseguia, o governador condenou-o à morte da cruz. Honra maior não lhe podia ser dispensada, e por isso Simeão, ouvindo esta sentença, exultou de alegria.

Ele próprio se estendeu sobre o instrumento do martírio e ofereceu aos algozes as mãos e os pés.
Do alto da cruz ainda confessou o nome do divino Mestre, rezou pelos inimigos e entregou o espírito a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário