segunda-feira, 22 de abril de 2019

Christus vivit - Jesus Cristo sempre jovem: Maria, a jovem de Nazaré


Nºs 43 a 48

No coração da Igreja, resplandece Maria. É o grande modelo para uma Igreja jovem, que deseja seguir Cristo. Era ainda muito jovem quando recebeu o anúncio do anjo, não se envergonhando de fazer perguntas. Mas tinha uma alma disponível e disse: “Eis a serva do Senhor”.

Sempre impressiona a força do “sim” de Maria, jovem. A força daquele “faça-se em Mim”, que disse ao anjo. Não foi uma aceitação passiva ou resignada. Foi qualquer coisa distinta daquele “sim” que por vezes se diz: “Bem; vamos ver que acontece”. Maria era determinada: compreendeu do que se tratava e disse “sim”, sem rodeios de palavras. Foi o “sim” de quem quer comprometer-se e arriscar, de quem quer apostar tudo, sem ter outra garantia para além da certeza de saber que é portadora duma promessa.
Pergunto a cada um de vós: Sentes-te portador duma promessa? Que promessa trago no meu coração, devendo dar-lhe continuidade?
Maria teria, sem dúvida, uma missão difícil, mas as dificuldades não eram motivo para dizer “não”. Maria não comprou um seguro de vida! O “sim” e o desejo de servir foram mais fortes do que as dúvidas e dificuldades.

Sem ceder a evasões nem miragens, Ela soube acompanhar o sofrimento do seu Filho, apoiá-Lo com o olhar e protegê-Lo com o coração. Que dor sofreu! Mas não A abateu. Foi a mulher forte do “sim”, que apoia e acompanha, protege e abraça. É a grande guardiã da esperança. D’Ela, aprendemos a dizer “sim” à paciência obstinada e à criatividade daqueles que não desanimam e recomeçam.

Maria era a donzela de alma grande que exultava de alegria, era a jovenzinha com os olhos iluminados pelo Espírito Santo, que contemplava a vida com fé e guardava tudo no seu coração. Não ficava quieta, punha-se continuamente a caminho: quando soube que sua prima precisava d’Ela, não pensou nos próprios projetos, mas dirigiu-Se à pressa para a montanha.

E, sendo necessário proteger o seu menino, partiu com José para um país distante. Pelo mesmo motivo, permaneceu no meio dos discípulos reunidos em oração à espera do Espírito Santo. Assim, com a presença d’Ela, nasceu uma Igreja jovem, com os seus Apóstolos em saída para fazer nascer um mundo novo.

Aquela jovenzinha é, hoje, a Mãe que vela pelos filhos: por nós, seus filhos, que muitas vezes caminhamos na vida cansados, carentes, mas desejosos que a luz da esperança não se apague. Isto é o que queremos: que a luz da esperança não se apague. A nossa Mãe vê este povo peregrino, povo jovem amado por Ela, que A procura fazendo silêncio no próprio coração, ainda que haja muito barulho, conversas e distrações ao longo do caminho. Mas, diante dos olhos da Mãe, só há lugar para o silêncio cheio de esperança. E, assim, Maria ilumina de novo a nossa juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário