quinta-feira, 25 de abril de 2019

Christus vivit -Vós sois o agora de Deus: Ver o positivo - Nºs 65 a 67

Nºs 65 a 67

Nem sempre temos o comportamento de Jesus. Em vez de nos dispormos a escutar os jovens profundamente, prevalece a tendência de fornecer respostas pré-fabricadas e receitas prontas, sem deixar formular as perguntas juvenis na sua novidade e captar a sua interpelação.

Mas, quando a Igreja abandona esquemas rígidos e se abre à escuta pronta e atenta dos jovens, esta empatia enriquece-a, porque permite que os jovens deem a sua colaboração à comunidade, ajudando-a a individuar novas sensibilidades e colocar-se perguntas inéditas.

Hoje nós, adultos, corremos o risco de fazer uma lista de desastres, de defeitos da juventude atual. Alguns poderão aplaudir-nos, porque parecemos especialistas em encontrar aspetos negativos e perigos. Mas, qual seria o resultado deste comportamento? Uma distância sempre maior, menos proximidade, menos ajuda mútua.

A clarividência de quem foi chamado a ser pai, pastor ou guia dos jovens consiste em encontrar a pequena chama que continua a arder, a cana que parece quebrar-se, mas ainda não partiu. É a capacidade de visualizar percursos onde outros só veem muros, é saber reconhecer possibilidades onde outros só veem perigos.
Assim é o olhar de Deus Pai, capaz de valorizar e nutrir os germes de bem semeados no coração dos jovens. Por isso, o coração de cada jovem deve ser considerado terra santa, diante da qual devemos descalçar para poder aproximar-nos e penetrar no Mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário