quinta-feira, 4 de abril de 2019

Christus vivit - O que diz a Palavra de Deus sobre os Jovens? No Novo Testamento


N.ºs 12 a 21

O Filho mais jovem – Jesus conta uma parábola (Lc 15, 11-33) que o filho mais jovem quis partir da casa paterna para um país distante. Mas, os seus sonhos de autonomia transformaram-se em libertinagem e devassidão, e provou a dureza da solidão e da pobreza. Todavia, foi capaz de reconsiderar e começar de novo: decidiu levantar-se. É típico do coração jovem estar disposto a mudar, ser capaz de levantar-se e deixar-se instruir pela vida. Como não acompanhar o filho nesta nova tentativa? Mas o irmão mais velho já tinha o coração envelhecido e deixou-se possuir pela ganância, o egoísmo e a inveja. Jesus louva mais o jovem pecador que retoma o bom caminho do que aquele que se julga fiel, mas não vive o espírito do amor e da misericórdia.

Homem novo - Jesus, o eternamente jovem, quer dar-nos um coração sempre jovem, assim nos convida a despojar-nos do homem velho para nos revestirmos do homem novo (Col 3, 9.10), do homem jovem. E, quando quer explicar o que é revestir-se desta juventude que «não cessa de se renovar, diz que significa ter sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Isto significa que a verdadeira juventude é ter um coração capaz de amar.

Notemos que Jesus não gostava que os adultos olhassem com desprezo para os mais jovens ou os mantivessem, despoticamente, ao seu serviço. Pelo contrário, pedia: O que for maior entre vós seja como o menor (Lc 22, 26). Para Ele, a idade não estabelecia privilégios; e o fato de alguém ter menos anos não significava que valesse menos ou tivesse menor dignidade.

Jovens - A Palavra de Deus diz que os jovens devem ser tratados como irmãos (ITm 5, 1), e recomenda aos pais: Não irriteis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo (Col 3, 21). Um jovem não pode estar desanimado; é próprio dele sonhar coisas grandes, buscar horizontes amplos, ousar mais, ter vontade de conquistar o mundo, ser capaz de aceitar propostas desafiadoras e desejar contribuir com o melhor de si mesmo para construir algo superior. Por isso, insisto com os jovens para não deixar que lhes roubem a esperança, repetindo a cada um: Ninguém escarneça da tua juventude (ITm 4, 12).

Respeito pelos idosos - Ao mesmo tempo, porém, recomenda-se aos jovens: Sede submissos aos anciãos (IPed 5, 5). A Bíblia sempre convida a um respeito profundo pelos idosos, porque abrigam um tesouro de experiência, experimentaram os êxitos e os fracassos, as alegrias e as grandes tribulações da vida, as esperanças e as desilusões, e, no silêncio do seu coração, guardam tantas histórias que nos podem. Um jovem sábio abre-se ao futuro, mas permanece capaz de valorizar algo da experiência dos outros.

O homem rico – Um jovem aparece e, ao ouvir Jesus recordar-lhe os mandamentos, exclama: Tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude (Mc 10, 20). Já o dizia o Salmo 71: Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus, e a minha confiança desde a juventude. Instruíste-me, ó Deus, desde a minha juventude e até hoje anunciei sempre as tuas maravilhas. Nunca nos arrependeremos de gastar a própria juventude a fazer o bem, abrindo o coração ao Senhor e vivendo contracorrente. De tudo isto, nada nos tira a juventude, antes fortalece-a e renova-a. Por isso, Santo Agostinho lamentava-se: Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde Vos amei!  Mas aquele homem rico, que fora fiel a Deus na sua juventude, deixou que os anos lhe roubassem os sonhos, preferindo ficar agarrado aos seus bens.

O jovem rico - Entretanto, na passagem paralela do Evangelho de Mateus, aparece um jovem (Mt 19, 20-22) que se aproxima de Jesus desejoso de mais, com aquele espírito aberto típico dos jovens, que busca novos horizontes e grandes desafios. Na realidade, o seu espírito já não era assim tão jovem, porque se apegara às riquezas e comodidades. Com a boca, dizia querer algo mais, mas, quando Jesus lhe pede para ser generoso e distribuir os seus bens, deu-se conta de que não era capaz de desprender-se do que possuía. Ao ouvir isto, o jovem retirou-se contristado. Renunciara à sua juventude.

Jovens vigilantes - enquanto outras viviam distraídas e adormentadas (Mt 25, 1-13). É possível transcorrer a própria juventude distraído, planando à superfície da vida, dormindo, incapaz de cultivar relações profundas e entrar no coração da vida; deste modo, porém, prepara-se um futuro pobre, sem substância. Ou, pelo contrário, pode-se gastar a juventude cultivando coisas nobres e grandes e, assim, preparar um futuro cheio de vida e riqueza interior.

Jovem morto - Se perdeste o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade, diante de ti está Jesus, como parou diante do filho morto da viúva, e o Senhor, com todo o seu poder de Ressuscitado, exorta-te: Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te! (Lc 7, 14).


Nenhum comentário:

Postar um comentário