quarta-feira, 24 de abril de 2019

24 de abril - Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras? Lc 24,32

O Evangelho nos apresenta dois discípulos de Jesus, os quais, depois da sua morte e passado o sábado, deixam Jerusalém e voltam, tristes e abatidos, para a aldeia chamada Emaús. Ao longo da estrada Jesus ressuscitado pôs-se ao seu lado, mas eles não o reconheceram. Vendo-os tão tristes, Ele inicialmente ajudou-os a compreender que a paixão e a morte do Messias estavam previstas no desígnio de Deus e prenunciadas nas Sagradas Escrituras; e assim reacendeu uma chama de esperança nos seus corações.

Então, os dois discípulos sentiram uma extraordinária atração por aquele homem misterioso, e convidaram-no a permanecer com eles. Jesus aceitou. E quando, à mesa, abençoou o pão e o partiu, eles reconheceram-no, mas Ele desapareceu diante dos seus olhos, deixando-os cheios de admiração. Depois de terem sido iluminados pela Palavra, reconheceram Jesus ressuscitado na fração do pão, novo sinal da sua presença. E imediatamente sentiram a necessidade de voltar para Jerusalém, e contar aos outros discípulos que se tinham encontrado com Jesus vivo e o tinham reconhecido naquele gesto da fracção do pão.

A estrada de Emaús tornou-se símbolo do nosso caminho de fé: as Escrituras e a Eucaristia são os elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor. Também nós com frequência chegamos à Missa dominical com as nossas preocupações, dificuldades e desilusões... Afastamo-nos de Deus. Mas a Liturgia da Palavra acolhe-nos: Jesus explica-nos as Escrituras e reacende nos nossos corações o calor da fé e da esperança, e na Comunhão, dá-nos a força. Palavra de Deus, Eucaristia.

Ler um trecho do Evangelho todos os dias, e aos domingos receber a Comunhão, receber Jesus. Como os discípulos de Emaús: acolheram a Palavra; partilharam a fração do pão e de tristes e derrotados, tornaram-se alegres. Queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Deus e a Eucaristia enchem-nos de alegria sempre. Recordai! Quando vos sentis tristes e desanimados, tomai a Palavra de Deus e ide à Missa do domingo e comungai. Palavra de Deus, Eucaristia: enchem-nos de alegria.

Papa Francisco – 04 de maio de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário