segunda-feira, 22 de abril de 2019

22 de abril - Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. Mt 28,10

Nesta Segunda-feira depois da Páscoa, chamada Segunda-feira do Anjo os nossos corações estão ainda repletos da alegria pascal. Depois do tempo quaresmal, tempo de penitência e de conversão, que a Igreja viveu, depois das sugestivas celebrações do Tríduo Santo; detenhamo-nos também hoje diante do túmulo vazio de Jesus, e meditemos com admiração e gratidão o grande mistério da ressurreição do Senhor.

A vida venceu a morte. A misericórdia e o amor venceram sobre o pecado! Há necessidade de fé e de esperança para se abrir a este novo e maravilhoso horizonte. E nós sabemos que a fé e a esperança são um dom de Deus, e devemos pedi-lo: Senhor, concede-me a fé, concede-me a esperança! Temos necessidade delas! Deixemo-nos dominar pelas emoções que ressoam na sequência pascal: Sim, disto temos a certeza: verdadeiramente Cristo ressuscitou. O Senhor ressuscitou no meio de nós! Esta verdade marcou de maneira indelével a vida dos Apóstolos que, depois da ressurreição, sentiram de novo a necessidade de seguir o seu Mestre e, tendo recebido o Espírito Santo, foram sem receio anunciar a todos quanto tinham visto e ouvido com os seus olhos e vivido pessoalmente.

Cristo, minha esperança, ressuscitou! Se Cristo ressuscitou, podemos olhar com olhos e o coração novos para qualquer evento da nossa vida, até para os mais negativos. Os momentos de escuridão, de falência e até de pecado podem transformar-se e anunciar um caminho novo. Quando tocámos o fundo da nossa miséria e da nossa debilidade, Cristo ressuscitado dá-nos a força para nos erguermos. Se nos confiarmos a Ele, a sua graça salva-nos! O Senhor crucificado e ressuscitado é a revelação plena da misericórdia, presente e ativa na história. Eis a mensagem pascal que ressoa ainda hoje e que ressoará durante todo o tempo de Páscoa até ao Pentecostes.


Papa Francisco – 28 de março de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário