terça-feira, 2 de abril de 2019

02 de abril - Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” Jo 5,6


No Evangelho de hoje ouvimos Jesus perguntar ao doente: “Quer ficar curado?” É belo, Jesus sempre nos diz Quer ficar curado? Quer ser feliz? Quer melhorar a sua vida? Quer estar cheio do Espírito Santo? É a palavra de Jesus. Todos os outros que estavam ali – doentes, cegos, paralíticos – disseram: Sim, Senhor, sim!

Mas aquele homem, estranho, respondeu a Jesus: Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente. Sua resposta é uma lamentação: Veja, Senhor, como é ruim e injusta a vida comigo. Todos os outros podem entrar e se curar e eu tento há 38 anos, mas não acontece nada.
Isto se entende pelo comportamento, pelas lamentações... sempre tentando dar a culpa ao outro: Mas são os outros que vão antes de mim, eu sou um coitadinho. Este é um pecado feio, o pecado da preguiça, que é pior do que ter o coração morno, bem pior.

Então Jesus lhe disse: Levanta-te, pega a tua cama e anda. O paralítico se cura; mas era sábado, os Doutores da Lei lhe dizem que não lhe é permitido carregar a cama e lhe perguntam quem o havia curado naquele dia. O paralítico se levantou com a preguiça de quem vive porque o oxigênio é grátis. Daqueles que vivem sempre vendo que os outros são mais felizes e vivem na tristeza, esquecendo-se da alegria.

A preguiça é um pecado que paralisa, que nos deixa paralíticos, que não deixa caminhar. Hoje também o Senhor olha por todos nós; todos temos pecados, mas vendo este pecado, nos diz: ‘Levanta’.
Hoje o Senhor diz a cada um de nós: Levanta, pega a tua vida como ela é: boa, ruim, como for, pegue-a e vá adiante. Não tenha medo, vai adiante, com a tua cama. Mas Senhor, não é do último modelo. Vai avante! Com a cama ruim, mas avante! É a sua vida e a sua alegria! Quer ser curado? É a primeira pergunta que o Senhor nos faz hoje. Sim, Senhor. Levanta.

Papa Francisco – 28 de março de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário