domingo, 15 de abril de 2018

15 de abril - Beato Cesar de Bus


"O Beato César é uma figura que atrai e faz pensar: o seu determinadíssimo propósito de conversão e o seu programa de evangelização até à morte apresentam uma fascinação totalmente moderna e dizem-nos que nada é impossível a quem levou a sério a vocação à santidade". Papa Paulo VI

César de Bus nasceu no dia 03 de fevereiro do ano de 1544 e desde a sua juventude nutria aspiração em seguir a carreira militar. Seu irmão, que era capitão do Rei Carlos IX, da França, sabendo das inclinações de César de Bus, o convocou para embarcar numa frota real, ocasião em que, quando preparava-se para isto, foi acometido, de forma repentina, de uma grave enfermidade que o impediu de realizar o seu intento. 

Quem o assistiu durante seu estado de convalescença, foram os Jesuítas de Avignon, o capelão e uma camponesa, fato que proporcionou sua aproximação com o bispo Cavaillon. As palavras, admoestações e exemplos destes cristãos exemplares, fizeram com que César de Bus fosse reconduzido para a Santa Religião, de onde havia se afastado. Tão eficaz e profunda foi sua conversão que, tão logo obteve a cura da enfermidade, mudou completamente de vida e passou a viver com afinco a são doutrina e acabou ingressando nos estudos para se tornar sacerdote.  
Foi nesta época que já começou sua pregação, percorrendo sítios e lugares remotos, ensinando o catecismo. Fundou, com seu primo Romillon, centros de educação e instrução religiosa, cujo objetivo era atingir a população rural e de lugares remotos, aplicando a catequese nas mais variadas modalidades, tendo por prioridade a evangelização por meio da catequese às crianças. 

Aos 38 anos de idade, foi ordenado sacerdote e nessa ocasião, já reunia em torno de si muitos jovens.  Contando com auxílio e empenho de bispos e padres da região, formou uma enorme comunidade, que tomou o nome de "Congregação dos Padres da Doutrina Cristã",  ou "Doutrinários", os quais viviam todos juntos, mesmo sem  terem  pronunciado os votos da Congregação. Como César de Bus queria que os padres pronunciassem definitivamente os votos, houve séria discordância entre ele e o co-fundador, seu primo Romillon, que era de opinião que os sacerdotes deviam permanecer na sua condição original, sem necessidade do pronunciamento dos votos. Como não houve acordo, Romillon se transferiu para a casa de Aix-en-Provance, enquanto César de Bus permaneceu na sede de Avignon. 

Além da Congregação dos Padres Doutrinários, César de Bus fundou um segmento feminino, denominado Congregação das Filhas da Doutrina Cristã. Por sua dedicação e empenho resoluto na difusão e ensino do catecismo da Igreja,  passou a ser considerado o "Patrono dos Catequistas Modernos". 

Morreu em decorrência de uma longa e sofrida enfermidade, entregando a alma a Deus  no dia 15 de abril de 1607.  O Papa Pio VII declarou-o Venerável em 1821, tendo sido beatificado em 1975 pelo Papa Paulo VI.  


"Cesar de Bus no seu compromisso catequético voltava-se de maneira especial para os pequeninos e os pobres, mas sem excluir ninguém do anúncio do Evangelho. Para tornar as suas catequeses atraentes e de fácil compreensão, ele servia-se de instrumentos simples e eficazes, como pequenas tábuas com cenas evangélicas por ele mesmo pintadas, cânticos e poesias (antecipando, num certo sentido, a utilização dos instrumentos audiovisuais modernos). Com uma linguagem imediata e acessível a todos, ele utilizava abundantemente a palavra de Deus, aplicando-a aos casos concretos da vida quotidiana. Como foi justamente observado, o vosso Fundador antecipou não poucos aspectos que o Concílio Vaticano II e a renovação da catequese realizaram ao longo destes anos e que representam um ponto de força na nova evangelização. A catequese ou, como gostava de dizer, "o exercício da doutrina cristã", deve constituir a primeira missão da Igreja, a desempenhar em plena fidelidade a Deus, no sentido que a palavra não é propriedade da Igreja e do catequista, mas sim dádiva do Senhor a ser acolhida com obediência dócil e em plena fidelidade ao homem, no sentido que cada pessoa tem necessidade de uma catequese proporcional às suas exigências, capaz de responder às suas interrogações e às suas expectativas." Cardeal Tarcisio Bertone

Nenhum comentário:

Postar um comentário