segunda-feira, 9 de abril de 2018

09 de abril - Beata Catarina Celestina Faron


Katarzyna (Catarina) Faron, nascida em Zabrzez, Polônia, no dia 24 de abril de 1913, faz parte do grupo de mártires do nazismo.

Aos 5 anos perdeu sua mãe e mudou-se para a casa de parentes que cuidavam dela com verdadeira ternura. Nesse novo lar iluminado pela fé, ela estava imbuído do amor de Deus, sentindo-se mais próximo de Maria, a quem escolhera como Mãe em seu coração. Sua afeição por Santa Teresa do Menino Jesus ia ter uma grande influência espiritual em sua vida. 
Quando ela tinha 16 anos, estava disposta a consagrar-se na pobreza, obediência e castidade, e pediu para ser admitida na congregação das Pequenas Servas. E em 1930 começou o noviciado na casa mãe. Uma das linhas deste carisma encontra-se nas zonas rurais, onde fornecem educação aos agricultores e seus filhos através de escolas gratuitas e oficinas de formação profissional. Ao mesmo tempo, eles inculcam os princípios da fé. 

Em 1938 foi destinada a Brzozow onde tinham um jardim de infância, e se colocou na frente dele. As crianças eram "seus grandes tesouros". Elas compartilhavam seu coração com os doentes, outra das suas fraquezas. Por seu excelente trabalho, ela foi reconhecida e respeitada na cidade. 
Ela era uma mulher inteligente, discreta e corajosa e estava ciente das vicissitudes da história e, claro, do que estava acontecendo na Igreja. 

Estando em Lviv, ocorreu um evento doloroso ao qual deu uma resposta semelhante à oferecida por Teresa de Lisieux. Ficou sabendo que um ex-bispo católico, Władysław Marcin Faron, cujo sobrenome coincidia com o seu, apesar de não estarem unidos por nenhum parentesco, havia apostatado na Igreja. E ante suas irmãs comunitárias, ela ofereceu sua vida pela conversão do prelado. Estritamente falando, ciente das consequências de um gesto tão magnânimo, ela confessou que estava se preparando para morrer por ele. 

Em 1938, ela foi eleita superiora da comunidade. E sua grande obra era mais do que ostensiva no orfanato que dirigia. Por alguns anos ela tentou aliviar as graves deficiências que o nazismo trouxe e inspirar esperança nos corações de tantas pessoas. Em 1942, foi denunciada à Gestapo. Uma das irmãs aconselhou-a a fugir, mas pensou naquelas que não tiveram chance de escapar e nas repercussões que seu desaparecimento poderia ter para o resto de sua comunidade. E então partiu para materializar a promessa que fez ao abraçar a cruz. Sem hesitar, apresenteou-se diante da Gestapo.

Um caminho de sofrimento atroz a esperava. Desde a sua detenção no final de agosto de 1942, ela passou pelas prisões de Jaslo e Tarnow até 6 de janeiro de 1943, quando foi transferido para Auschwitz-Birkenau. Condenada a ser menos que um número - aquele que tatuaram era 27989 -, ela foi aprisionada no bloco 7. 
A morte viria devagar, embora o ódio que acompanhava seus assediadores não pudesse penetrar em seu coração. O chicote, a lama, o frio, a fome, os roedores e os insetos no meio de um espaço imundo, habitado pelo terror e pela angústia, eram compartilhados com outros presos injustamente no sombrio campo de concentração. Ela contraiu tifo, sarna e viu a cicatriz de uma antiga intervenção aberta, revelando uma ferida que não podia ser fechada na virilha e mal permitia que ela se levantasse.

Conduzida ao bloco 24, abandonada em sua dor pelos cruéis carcereiros, ela enfrentou a tuberculose com hemorragias recorrentes que se juntaram à peste, falta de comida e água, acentuando sua provação. Os mais afetados pelas pragas eram aqueles que estavam no beliche ao nível do solo, como o dela. Mas ela, em meio a tanto sofrimento, lutou para encorajar as pessoas ao seu redor e apreciou os sinais de solidariedade e bondade que recebeu de seus infelizes companheiros. Aqueles que sobreviveram, impressionados com sua conformidade, confiança, mansidão, humildade e força em face de tanta calamidade, seriam testemunhas de sua causa. Ela agradeceu a Deus por lhe oferecer sua desgraça, considerando que estava fazendo Sua vontade.

Costumava rezar o rosário que havia feito com migalhas de pão, e oferecia suas orações para a conversão dos pecadores, sua congregação, seu país e pelos sacerdotes do campo que eram torturados e levados para o crematório; lamentava que eles não pudessem oficiar a missa. O mais importante para ela era receber a comunhão. Um padre a levou clandestinamente e deu a ela em 8 de dezembro de 1943. Ela a considerou seu viático. Estava movida por uma forte convicção de que não morreria antes de comungar, e ao receber a comunhão sabia que seu fim estava próximo. 
Morreu em 9 de abril de 1944. O prelado por quem ela deu a vida, mais tarde se reconciliou com a Igreja.

A jovem religiosa foi beatificada em 13 de junho de 1999 junto com outros 107 mártires e com o fundador da Congregação a que ela pertencia, Edmundo Bojanowski.


Nenhum comentário:

Postar um comentário