domingo, 1 de abril de 2018

01 de abril - Beata Sofia Czeska-Maciejowska


Madre Sofia Czeska nasceu em 1584, terceira filha de Mateusz Maciejewski e Lubowiecka Katarzyna Maciejewska. A família relativamente abastada vivia em Cracóvia. Era uma família grande - cinco homens e quatro mulheres - todos criados em um ambiente religioso. Sofia foi a terceira. Com a idade de 16 anos Sofia se casou com Jan Czeski. Após 6 anos de um casamento sem filhos, ficou viúva. Um dia, ao sair da igreja e a caminho de casa, foi abordada por um homem que queria forçá-la ao casamento. Quando ela recusou, o homem se casou com sua irmã Ana.


Apesar de sua juventude, ela não se casou novamente e dedicou sua vida às obras de misericórdia. Naquela época, ela testemunhou a guerra, a epidemia, as enchentes, as colheitas ruins, a fome, por isso testemunhou a morte de muitas pessoas. Sofia decidiu cuidar das meninas, especialmente dos órfãos e das famílias pobres. De 1621 a 1627, usando seus próprios recursos, ela fundou um lar para elas, chamado Casa da Apresentação da Santíssima Virgem Maria.


Em 31 de maio de 1627, ela recebeu a aprovação oficial do Bispo de para esta fundação. Este foi o começo da primeira escola para meninas na Polônia. Para continuar o seu trabalho, uma congregação de Irmãs foi estabelecida. A constituição do Instituto foi aprovada em 13 de janeiro 1660 pelo Bispo de Cracóvia, não muito tempo depois da morte de Madre Sofia. Ela morreu no dia 1 de abril de 1650 e foi enterrada na Igreja de Santa Maria, em Cracóvia.

Seu trabalho - a escola e a Congregação das Irmãs da Apresentação (Prezentki) - até hoje continua. Em 1 de abril de 1995 o Cardeal Franciszek Macharski iniciou o processo de exame canônico das virtudes heroicas e da santidade de Madre Sofia Czeska-Maciejowska. Em 20 de novembro de 1997, a fase diocesana do processo foi concluída e a documentação entregue ao Vaticano. Em 30 de março, o Vaticano anunciou a confirmação do processo diocesano.

De acordo com o lema: "Louvado seja Deus e Sua Mãe", as Irmãs se dedicam na criação e educação de crianças e adolescentes; dirigem um liceu para meninas em Cracóvia e uma escola média e liceu em Rzeszow. A escola de Cracóvia é a continuação ininterrupta da escola fundada por Madre Sofia Czeska. As Irmãs fazem vários trabalhos de acordo com as suas capacidades e as necessidades locais da Igreja. Elas dirigem creches, orfanatos, casas para crianças com necessidades especiais; elas trabalham para as paróquias, por exemplo, como professores de educação religiosa. Elas propagam o culto da Virgem, pois a Santíssima Senhora é a Mãe e a Padroeira da Congregação. As Irmãs vestem hábito preto e véu.
Em 20 de dezembro de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu um milagre atribuído a sua intercessão, sendo beatificada em 9 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário