quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Campanha da Fraternidade 2018 - "Vós sois todos irmãos" Mt 23,8


“Fraternidade e superação da violência” é o tema da Campanha da Fraternidade para a Quaresma neste ano. O Evangelho de Mateus inspira o lema: “Vós sois todos irmãos.” (Mt 23,8).

A Campanha tem como objetivo geral: “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.”

Na criação de todo o universo, ficamos admirados com a harmonia das relações: “E Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,25) A origem do homem e da mulher é ainda mais admirável: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26) e mais ainda: “Deus viu tudo quanto havia feiro, e era muito bom” (Gn 1,31).

No princípio, não havia divisão, desamor, violência, mas acolhimento, reverência, pertença fraterna. A violência vem depois. Nasce do esquecimento das origens, da vocação do ser humano: o Amor.

O esquecimento do mandamento do amor e da ética gestam e despertam violência.

O que podemos fazer para buscarmos a tão sonhada superação da violência que está destruindo pessoas, destruindo lares e famílias, destruindo comunidades e destruindo o país, deixando na esteira desta destruição muita dor, muita angústia, muito sofrimento e muito custo econômico, financeiro, psicológico, humano e a perda de gerações inteiras que vivem sem esperança de um futuro, um mundo e um país melhores?

Podemos voltar. Podemos voltar às origens, com a reconciliação e a misericórdia. Somos chamados à superação da violência, pois somos filhos e filhas de Deus.

A misericórdia veio indicar caminhos novos: "Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te bater numa face oferece também a outra. E se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica (...) Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca (...) Sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso" (Lc 6,27-29.35-36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário