quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

01 de fevereiro - Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mc 6,8

O bem-aventurado Francisco, tendo concluído a obra da igreja de São Damião ouviu, durante a celebração da Missa, essa Palavra. Entendendo isso melhor depois da explicação do sacerdote, disse, repleto de contentamento: “É isto que eu quero cumprir com todas as minhas forças”.

Retendo, pois, em sua memória tudo o que ouvira, Francisco tratou de cumprir alegremente aquelas palavras. Despojou-se logo do que tinha em dobro e, desde aquele momento, já não usava nem bordão, nem calçados, nem sacola ou alforje. Fez para si uma túnica bem desprezível e rústica, abandonou a correia e cingiu-se com uma corda. 
Colocando também toda solicitude do coração nas palavras da nova graça começou, por instinto divino, a ser um anunciador da perfeição evangélica e a pregar a penitência em público, com simplicidade. Suas palavras não eram vazias nem ridículas. Cheias da força do Espírito Santo, penetravam tão profundamente a medula dos corações que deixavam muito admirados os ouvintes.

São Francisco de Assis a partir da Legenda de três companheiros:
Frei Ângelo, Frei Rufino e Frei Leão –  ano de 1.246

Hoje celebramos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário