sábado, 17 de fevereiro de 2018

17 de fevereiro - Beato Lucas Belludi


Lucas Belludi, nasceu em Pádua, no seio de uma família nobre e muito rica, em torno do ano 1200. Os dados que temos de sua vida, e em particular de sua juventude, são bastante escassos. Ele provavelmente estudou na Universidade de Pádua, como evidenciado por sua grande cultura, e em 1220 conheceu São Francisco que, ao retornar do Oriente, desembarcou em Veneza e, no caminho para sua terra, passou por Pádua. Ele tinha vinte anos quando ouve uma pregação de São Francisco de Assis e sente-se de tal modo atraído pelo seu exemplo que  entra na ordem dos frades menores. Após o noviciado e uma vez professo, São Francisco encaminha-o para o sacerdócio.

São Francisco, junto à pequena igreja de Santa Maria de Aracella, fez construir um pequeno convento para alguns de seus seguidores. Ali entregou o hábito das damas pobres de Santa Clara à Beata Helena Enselmini e o hábito dos Irmãos Menores ao jovem sacerdote, Lucas Belludi. 

Na humilde residência da Arcella, o padre Lucas passou anos de oração e penitência, ao mesmo tempo em que começou a delinear seus sermões. Em 1227, Santo Antônio, que pregava no sul da França, retornou à Itália e foi eleito Ministro provincial do norte da Itália. Naquela época, talvez no mesmo ano, Antônio se encontrou com Lucas, e este seria
o discípulo e inseparável companheiro do Santo, em suas excursões apostólicas e na redação de seus 
sermões, tendo um só coração e uma só alma. Nesse mesmo ano, Santo Antônio foi eleito no Capítulo Geral, na Porciúncula, como Ministro Provincial e leva Lucas como seu companheiro na viagem para Roma. 

Os dois participaram do Capítulo Geral, em Assis, em 1230, onde também participaram na transladação dos restos mortais de São Francisco de Assis, da Igreja de São Jorge para a nova Basílica.

De volta a Assis, em Campo San Pietro, foram hospedados pelo conde Tiso, devido ao estado de saúde precário de Santo Antônio. 

Em 13 de junho de 1231, durante a refeição, Antônio teve um colapso e sentiu-se morrer; ele pediu para ser transferido para Pádua e, mais uma vez, o Pe. Lucas era seu companheiro inseparável; ele o ajudou durante a viagem do vagão e permaneceu ao lado dele no Arcella até ele ter expirado na mesma tarde. Apenas onze meses após sua morte Santo António é canonizado por Gregório IX e Lucas teve parte importante na glorificação do seu mestre. Tão perto foi a relação entre o Santo e o nosso Beato, que também é chamado de "Lucas de Santo Antônio".

Na vida do Beato Lucas, é especialmente importante ter sido companheiro e colaborador de Santo Antônio; mas, além disso, ele era um homem de grande talento e espiritualidade profunda, um verdadeiro sábio, um pregador famoso, de simples doutrina de vida e som. Ele foi eleito ministro provincial várias vezes. Após a morte de Santo Antônio, o Beato Lucas foi um dos editores de seus sermões. Por outro lado, Lucas também é o autor de seus próprios sermões dominicais e outros.

O Beato Lucas dormiu santamente no Senhor em 1286, passou 65 anos ao serviço a Deus e aos irmãos em admirável espírito de dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário