sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

16 de fevereiro - Beato Mariano Arciero


A história de Mariano Arciero é a de um filho de humildes camponeses que, com compromisso, se elevará à reputação de "biblioteca de Deus", por seu profundo conhecimento teológico. Outra conquista foi ter sido conhecido como "o Apóstolo da Calabria", por seu ensino em Cassano all'Ionio (Cosenza). 

O Beato Marciano Arciero nasceu em Contursi em 26 de fevereiro de 1707; sua família era muito pobre, então ele passou oito anos trabalhando na na casa da família Parisio, onde um dos seus membros, Don Emanuele, o tomou sob seus cuidados pessoais, fazendo-o colaborar em suas missões, para ensinar o catecismo às crianças. 

Aos 22 anos, ele se mudou para Nápoles, participou do Congregação Eucarística, fundada pelo jesuíta Francesco Pavone di Catanzaro e que tomou o nome de "Conferência", matriculando-se em 21 de dezembro de 1729.

No Colégio Massimo dos Jesuítas, estudou literatura e filosofia, enquanto Don Emanuele Parisio ensinou-lhe teologia e lhe deu um patrimônio, ajudando para que fosse ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1731. 

Pouco tempo depois, Dom Mariano Arciero tornou-se um modelo para o clero napolitano, por sua inclinação à caridade, cultivada desde os primeiros anos de sua juventude, ele era um apóstolo ativo nas fundações, nos becos, no hospital e no arsenal. 
Gennaro Fortunato, canônico da catedral de Nápoles, tornou-se bispo de Cassano no Ionian em 1729, o queria em sua diocese, dando-lhe tarefas com plena liberdade, tanto para as missões, tanto para a reforma constante do clero e dos institutos religiosos das mulheres.
 
Ele dedicava seis horas por dia à educação das crianças e à pregação, obtendo conversões surpreendentes, a fama de seu trabalho incansável ultrapassou os limites da diocese de Cassano, pelo qual foi convidado a realizar sua missão também nas dioceses vizinhas. Por isso ele foi chamado de "Apostolo da Calábria".
 
O bispo Fortunato o nomeou primeiro pároco de Altomonte e depois da igreja da Anunciação em construção em Maratea e, finalmente, a diretor espiritual das congregações de clérigos e leigos. 

Ele dava particular cuidado às Clarissas de Castrovillari para quem construiu um novo convento e, na mesma cidade, fundou o "Retiro dos arrependidos", que sempre ajudou com auxílio, mesmo quando deixou a diocese de Cassano, de fato após a morte do bispo em 1751, ele voltou para Nápoles.
 
O cardeal arcebispo Sersale confiou-lhe a orientação do convento diocesano, do terceiro seminário e a supervisão da disciplina do clero. Em 1768, ele foi nomeado pai espiritual da referida Congregação da Conferência, nesta tarefa, com a ajuda de amigos e admiradores, ele construiu uma igreja maior chamada Assunção, mais adequada para acomodar os membros cada vez mais numerosos.

E nesta igreja ele queria ser enterrado quando morreu em Nápoles em 16 de fevereiro de 1788; Santa Maria Francisca das Cinco Chagas, a mística terciária 'monja em casa’, viu sua alma sendo levada para o céu por anjos.
 
O corpo foi exposto por três dias por causa do fluxo contínuo dos fiéis napolitanos, que queriam dar-lhe sua última despedida e, infelizmente, cortaram os pedaços do seu hábito para serem levados como relíquias, uma peça que foi substituída várias vezes.
 
Por muitos milagres que ocorreram por sua intercessão, em 15 de junho de 1795, iniciou o primeiro processo diocesano e, em 1829, a Congregação dos Ritos autorizou o início das provações para a sua beatificação em Nápoles e Cassano no Ionian. Em 14 de agosto de 1854, ele foi declarado venerável por um decreto assinado pelo papa Pio IX. 

Em 1951 após o reconhecimento, seu corpo foi transferido para Contursi, sua cidade natal, onde foi beatificado em 24 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário