segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

12 de fevereiro - Santo Antônio Cauleas


Santo Antônio Cauleas nasceu nas proximidades de Constantinopla: os pais, naturais da Frígia, temerosos da ira dos iconoclastas, deixando a terra em que viviam, retiraram-se para aquele lugar, onde, então, havia paz e tranquilidade.

Antônio perdeu a mãe muito cedo. E o pai, que não queira que o filho frequentasse as escolas públicas, foi-lhe mestre dedicado. Com doze anos, passou a viver aos cuidados de um piedoso abade. Desde então, o santo começou a demonstrar o pendor que tinha pela contemplação, o gosto pelo estudo das santas Escrituras, a atração que sentia pela cerimônia do culto.

Abade, Antônio, cuja fama chegara até Constantinopla, em 893, com a morte do Patriarca Estevão, foi eleito por unanimidade para preencher a vaga. Achava-se, então a Igreja do Oriente abalada pelo cisma de Fózio, e Antônio Cauleas dedicou-se de corpo e alma para que a paz chegasse a bom termo.

Não é historicamente claro se a intervenção do bispo de Roma foi necessária para resolver a disputa ou que ele simplesmente sancionou a solução já alcançada por Antônio. O fato é que ambas as Igrejas, tanto Roma quanto Constantinopla, reconheceram "Ignazio, Fozio, Estevão e Antônio" como uma sucessão autêntica e válida de patriarcas na sede bizantina. A paz foi oficialmente estipulada em 899. 

Sua grande preocupação era o povo, pelo qual, sem cessar, pedia a Deus que socorresse. Mesmo no último instante, suplicou por ele. E, com notícia de sua morte, uma mulher, doente havia muito, porque acreditava na santidade do bom patriarca, rogou a Deus que, pelo servo acabava de morrer, se dignasse curá-la do mal que a afligia. Fizera aquela prece, devotamente, à hora de dormir; quando, no dia seguinte, despertou, viu-se curada.

Além de seu papel particular na história universal da Igreja, como descrito até agora, não há muito mais informações sobre a vida de Antônio, exceto o que seus contemporâneos transmitiram sobre seu espírito de mortificação, oração e penitência. Ele fundou um esplêndido mosteiro no qual queria ser sepultado, o que em sua homenagem foi posteriormente renomeado "tou koulea, o tou kyr antoniou".

Santo Antônio Cauleas faleceu no ano de 901 e é celebrado como consolidador da paz  e unidade da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário