sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

02 de fevereiro - Nossa Senhora da Luz


Cultuada particularmente em Portugal e no Brasil, a origem da devoção à Senhora da Luz tem sua base na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo.      
     
A muitos séculos atrás, de acordo com a Lei de Moisés, as parturientes, após darem a luz, ficavam impuras e por isso não poderiam frequentar o Tempo de Jerusalém até quarenta dias após o parto. Bem, após esse tempo, deveriam se apresentar diante do Sumo-Sacerdote com seu sacrifício - um cordeiro e duas pombas ou rolas - e assim estariam purificadas.

É com base na festa da apresentação de Jesus e da purificação da Virgem, que nasce a festa de Nossa Senhora da Luz, das Candeias, da Candelária, com base no cântico de Simeão, que promete que Jesus será a Luz que irá aclamar os gentios.       
Por isso, a festa de Nossa Senhora da Luz é celebrada com uma procissão de velas para relembrar tal fato.

Em Portugal, ela teve origem através de Pedro Martins, de origem humilde, nascido em Carnide, possuía no Algarve algumas terras herdadas por sua mulher, senhora de alguns haveres. Certa vez, quando para lá se dirigia a fim de cuidar de sua propriedade, foi aprisionado pelos mouros numa das incursões feitas pelos infiéis em território cristão e levado para o norte da África.

Naquela ocasião, por volta de 1453, sobre a fonte do Machado, em Carnide, começou a aparecer uma luz misteriosa, cuja origem ninguém conseguia descobrir. Andava o povo alarmado e de Lisboa e dos arredores chegava muita gente para ver o fenômeno, começando o lugar a ser chamado: “A Luz”.

Pedro Martins, no seu cativeiro, desanimado da intercessão dos homens para libertá-lo, recorreu àquela que é o Socorro dos Aflitos e a Esperança dos Desesperados. Suas orações foram ouvidas pela Virgem Maria que lhe apareceu trinta noites seguidas em sonho, procurando consolá-lo. Na última noite Ela prometeu-lhe:

"Filho, consola-te. Eu te livrarei do cativeiro. E quando estiveres livre, ainda que sejas pobre, não deixarás de fazer o que agora lhe digo: - Irás a Carnide no termo de Lisboa e fazer-me-ás sobre a fonte do Machado uma ermida que terá a inscrição de: Santa Maria da Luz. Neste lugar meu nome há de ser glorificado, honrado e aumentado com muitas maravilhas e milagres que nele serão feitos por minha intercessão à muitas pessoas devotas. Quando chegares a Carnide, acharas a minha luz e claridade os sinais que teus naturais vêem sobre a Fonte do Machado. Aí acharas uma bela imagem e nela mostrarei quem sou."

No dia seguinte, como a Virgem Maria lhe havia anunciado Pedro Martins amanheceu em sua querida cidade natal. Em agradecimento por tão milagrosa libertação, o ex-cativo procurou logo realizar o desejo da Mãe Santíssima. Em companhia de um parente, saiu certa noite à procura da imagem. A luz cintilava sobre a fonte. Caminharam por entre o arvoredo e notaram que ela ia se deslocando até que em determinado momento parou. Limparam o local e ao removerem algumas pedras encontraram a efígie da Rainha do Céu.
Assim que se espalhou a notícia do feliz achado, grande foi a afluência do povo ao lugar, e a Virgem Maria aí começou a ser invocada com o título de Nossa Senhora da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário