terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

13 de fevereiro - Então Jesus os advertiu: "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Mc 8,15

fermento de Herodes e dos fariseus, do qual todos, segundo a advertência do Senhor, nos devemos precaver, é a tentação de nos aproximarmos de Cristo por interesses, ou fúteis, ou pessoais.

Quantas pessoas vão à igreja à procura não de fazer a vontade de Deus, mas de um "pajé" que, com soluções rápidas e mágicas, lhes resolva os problemas ou lhes realize os desejos! E quantas são as almas que, para alimentar a própria vaidade e hipocrisia, cumprem aos olhos dos homens os mandamentos da lei divina, mas que em seus corações não passam de cegos e orgulhosos, preocupados, quando muito, em observar um moralismo vazio de caridade e estranho àquela filial sujeição a Deus que é nota característica dos que se sabem efetivamente filhos seus.

Que o Evangelho de hoje nos sirva, pois, tanto de aviso quanto de exame de consciência: "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes".

Peçamos hoje a Jesus, em nosso momento de oração, que nos ajude a perceber como tem sido nossa atitude diante dEle, de que modo temos vivido nossa santa religião, o que, enfim, nos tem motivado a servir a Deus, se o desejo de sermos servidos — fermento de Herodes —, se a pretensão vaidosa de parecermos justos e piedosos aos demais — fermento dos fariseus.

Padre Paulo Ricardo - século XXI

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário