quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

28 de fevereiro - Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Mt 20,22


Dois dos seus discípulos, os irmãos João e Tiago, filhos de Zebedeu, aspiravam aos primeiros lugares. O Senhor respondeu-lhes: “Não sabeis o que pedis.” E acrescentou: “Podeis beber o cálice que Eu vou beber?” E que cálice era esse, senão o da Paixão?

E eles, ávidos de honras, esquecidos da sua fraqueza, imediatamente dizem: “Podemos.” Ele replicou-lhes: “Na verdade, bebereis o meu cálice; mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado.” Deu assim prova da sua humildade; na verdade, tudo o que o Pai prepara é também preparado pelo Filho. Ele veio humilde: Ele, o Criador, foi criado entre nós; Ele, que nos fez, foi feito para nós. Deus antes do tempo, homem no tempo, libertou o homem do tempo. Este grande médico veio curar o nosso cancro; veio curar o próprio orgulho pelo seu exemplo.

É a isso que devemos estar atentos no Senhor: olhemos a sua humildade, bebamos o cálice da sua humildade, aprendamos dele, contemplemo-Lo. É fácil ter pensamentos nobres, é fácil apreciar as honras, é fácil ouvir os aduladores e os que nos elogiam. Mas ouvir insultos, suportar pacientemente as humilhações, orar por aqueles que nos ofendem (Mt 5,39-44), isso é o cálice do Senhor, isso é o banquete do Senhor.

Santo Agostinho de Hipona – século V

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário