segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

05 de fevereiro - Santa Adelaide de Vilich

Adelaide (ou Alice) nasceu por volta de 960, provavelmente no castelo de Geldern, na Alemanha. Era filha de Megengose, Conde de Guelder. Seus pais, muito religiosos, tiveram mais duas filhas e um filho. Uma das suas irmãs entrou para o convento de Santa Maria, em Colônia, e Adelaide foi para o de Santa Úrsula, também na mesma cidade, onde foi entregue às irmãs para ser por elas educada, destacando-se no estudo e na piedade inata.

Seu irmão Godofredo morreu durante a guerra contra os Boemianos, em 977, e os pais destinaram a quota da herança que lhe pertencia à construção de um mosteiro de canonesas em Vilich, perto de Bonn, designando como primeira abadessa Adelaide. 
Apesar de sua pouca idade, ela se mostrou à altura da tarefa, promovendo no convento o estudo e as obras de piedade. Usou sua parte na fortuna da família para fazer caridade aos pobres e doentes, que recolhia no convento. Quase duas dezenas de mendigos eram ali socorridas todos os dias, nos horários das refeições. Mas não recebiam esmola, eram atendidos como convidados pessoais da abadessa. Quando a fome assolou a cidade de Vilich, seu convento salvou muita gente da morte.

Após a morte de sua mãe (994), Adelaide decidiu introduzir a Regra de São Bento na comunidade, e depois de tê-la experimentado pessoalmente por um ano inteiro, se colocou sob a direção do mosteiro beneditino de Santa Maria in Capitólio, de Colônia, onde sua irmã Bertranda era abadessa.

Por volta de 1000 sua irmã morreu e Adelaide foi colocada pelo Bispo de Colônia, Santo Eriberto, com o consentimento do imperador Oto III, à direção do mosteiro de Colônia.

Na direção dos dois mosteiros ela se destacou pela grande prudência, energia na tomada de decisões e caridade para com os pobres; a eles destinou certos rendimentos permanentes do mosteiro de Vilich. Fazia questão que suas monjas soubessem latim para seguirem os Ofícios do coro apropriadamente.

A Santa tinha dons místicos e constatamos nos registros da Igreja e nas narrativas da tradição que a abadessa Adelaide operou vários prodígios e graças em vida, como, por exemplo, quando fez um menino paralítico recuperar a capacidade de andar, com o fervor de suas orações. Santo Eriberto a respeitava muito e a consultava em todas as dificuldades.

Ela morreu em Colônia, em 5 de fevereiro de 1015, e seu corpo, a seu pedido, foi sepultado no claustro do mosteiro de Vilich; foi posteriormente transferido para a igreja do mosteiro devido o grande número de peregrinos que vinham rezar em seu túmulo, perturbando a tranqüilidade do claustro.

O culto de Santa Adelaide (Alice) de Vilich começou imediatamente após a sua morte e teve grande difusão, também chegando à França onde ela era conhecida apenas pelo nome de Alice. Sua festa é celebrada em 5 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário