quarta-feira, 13 de maio de 2020

13 de maio - Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Jo 15,4


Uma expressão que Jesus repete com frequência, é: Permanecei em mim! E a vida cristã consiste precisamente neste permanecer em Jesus. Esta é a vida cristã: permanecer em Jesus. E para nos explicar bem o que quer dizer com isto, Jesus recorre a esta bonita figura da videira: “Eu sou a videira verdadeira, e vós os ramos”. E cada ramo que não estiver unido à videira acaba por morrer, não dá fruto; e em seguida é cortado, para alimentar o fogo. Ao contrário, os ramos que estiverem unidos à videira, recebem dela a linfa vital e assim desenvolvem-se, crescem e dão os seus frutos. Simples, esta imagem é simples. Permanecer em Jesus significa estar unido a Ele, para dele receber a vida, o amor, o Espírito Santo. É verdade, todos nós somos pecadores, mas se permanecermos em Jesus, como os ramos unidos à videira, o Senhor virá e podar-nos-á um pouco, para que possamos dar mais fruto. Ele cuida sempre de nós. Mas se nos separarmos da videira, deixaremos de permanecer no Senhor, seremos cristãos unicamente com o nome, mas não com a vida; seremos cristãos mortos, porque não daremos fruto, como os ramos separados da videira.

Permanecer em Jesus significa ter a vontade de receber a vida dele, mas também o perdão e inclusive a poda, mas recebê-la dele. Permanecer em Jesus quer dizer procurá-lo, rezar, dedicar-se à oração. Permanecer em Jesus significa receber os sacramentos: a Eucaristia, a Reconciliação. Permanecer em Jesus — e esta é a situação mais difícil — quer dizer fazer aquilo que o próprio Jesus fez, ter as mesmas atitudes de Jesus. Permanecer em Jesus significa fazer tudo aquilo que Ele mesmo fazia: fazer o bem, ajudar os outros, rezar ao Pai, curar os enfermos, ajudar os pobres e ter a alegria do Espírito Santo.

Para nós, cristãos, uma boa pergunta é a seguinte: eu permaneço em Jesus, ou estou distante dele

Papa Francisco – 03 de maio de 2015

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário