domingo, 3 de maio de 2020

03 de maio - Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Jo 10,7


Jesus, antes de se designar a si mesmo como Pastor, diz algo que nos surpreende: "Eu sou a porta”. É através dele que se deve entrar no serviço de pastor. Jesus põe em evidência de maneira muita clara esta condição fundamental, afirmando: "Quem... sobe por outro lado, é um ladrão e salteador". Esta palavra, "sobe" anabainei, em grego evoca a imagem de alguém que escala um recinto para ir ultrapassando, aonde legitimamente não poderia chegar. "Subir" aqui pode-se ver também a imagem do carreirismo, da tentativa de chegar "ao alto", de procurar uma posição por meio da Igreja: servir-se, não servir.
É a imagem do homem que, através do serviço na Igreja, quer tornar-se importante, ser uma personagem; a imagem daquele que tem em vista a sua própria exaltação e não o humilde serviço a Jesus Cristo.

No entanto, a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz. Esta é a autêntica ascese, esta é a verdadeira porta. Não desejar tornar-se pessoalmente alguém, mas, ao contrário, servir o outro, servir Cristo e, assim, através dele e com Ele, colocar-se à disposição dos homens que Ele procura, que Ele quer conduzir pelo caminho da vida.

Entrar pela porta, que é Cristo, quer dizer conhecê-lo e amá-lo cada vez mais, para que a nossa vontade se una à sua e o nosso agir se torne um só com o seu. Estimados amigos, por esta intenção queremos rezar sempre de novo, desejamos empenhar-nos especificamente neste sentido, isto é, para que Cristo cresça em nós, que a nossa união com Ele se torne cada vez mais profunda, de tal maneira que através de nós o próprio Cristo apascente.

Papa Bento XVI – 07 de maio de 2006

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário