domingo, 17 de maio de 2020

17 de maio - Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Jo 14,18

O Evangelho de hoje nos leva ao momento comovedor e dramático que é a última ceia de Jesus com os seus discípulos. Jesus promete aos seus amigos, naquele momento triste e obscuro, que depois dele receberão outro Paráclito. Esta palavra significa outro Advogado, outro Defensor, outro Consolador: O Espírito da verdade; e acrescenta: Não vos deixarei órfãos: voltarei a vós. Estas palavras transmitem a alegria de uma nova vinda de Cristo: Ele, ressuscitado e glorificado, reside no Pai e, ao mesmo tempo, vem a nós no Espírito Santo. É nesta sua nova vinda que se revela a nossa união com Ele e com o Pai: Conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e Eu em vós.

Meditando estas palavras de Jesus, hoje nós compreendemos com sentido de fé que somos o povo de Deus em comunhão com o Pai e com Jesus, mediante o Espírito Santo. Neste mistério de comunhão, a Igreja encontra a fonte inesgotável da sua missão, que se realiza através do amor. No Evangelho de hoje, Jesus diz: Aquele que recebe os meus mandamentos e os guarda, é alguém que me ama. E aquele que me ama será amado pelo meu Pai, e Eu amá-lo-ei e manifestar-me-ei a ele. É o amor que nos introduz no conhecimento de Jesus, graças à ação deste Advogado que Jesus nos enviou, ou seja, o Espírito Santo.

O amor a Deus e ao próximo é o maior mandamento do Evangelho. Hoje o Senhor chama-nos a corresponder generosamente à vocação evangélica do amor, pondo Deus no centro da nossa vida e dedicando-nos ao serviço dos irmãos, de maneira especial dos mais necessitados de ajuda e de consolação.

Papa Francisco – 21 de maio de 2017

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário