sábado, 30 de maio de 2020

30 de maio - Beata Irmã Maria Celina da Apresentação (Jeanne Germaine)


Jeanne Germaine Castang nasceu em Nojals, uma pequena vila em Dordogne (França), perto de Périgord, em 24 de maio de 1878, quinta dos doze filhos do casal Germano Castang e Maria Lafage, pobres agricultores dos campos, mas testemunhas exemplares do Evangelho. Ela foi batizada no mesmo dia do nascimento e colocada sob a proteção da Mãe do Senhor, celebrada naquele dia com o título de Ajuda dos cristãos.

Em 1882, com apenas quatro anos de idade, por ter brincado imprudentemente com seus irmãos nas águas geladas do rio Bournègue, não muito longe da casa, foi atingida pela poliomielite, que a privou do uso da perna esquerda. A partir desse momento, Giovanna Germana era "a coxa".

Apesar de sua anomalia, a menina não se encostou, mas se disponibilizou no tratamento das tarefas domésticas e no cuidado de irmãos e irmãs mais novos. Ela começou a frequentar a escola da vila, dirigida pelas Irmãs de San Giuseppe d'Aubenas, mostrando uma inteligência viva e um caráter jovial e também começou a participar das atividades paroquiais. Infelizmente, a partir da primavera de 1887, uma série de provações e eventos tristes atingiu a família Castang, incluindo sérias dificuldades econômicas, que levaram ao abandono da bela casa e à transferência para uma acomodação improvisada, no local chamado Salabert, na zona rural.

Na extrema pobreza em que a família se encontrava, Jeanne Germaine, com apenas dez anos de idade, conseguiu demonstrar uma extraordinária generosidade e compaixão por sua idade: tornou-se útil em todos os sentidos para aliviar o desconforto de seus entes queridos, mostrando-se prestativa e jovial.

Um dia triste, então, quando a despensa não tinha nada a oferecer, ela soube com humildade implorar pela aldeia a comida necessária para a família. A essas dificuldades materiais foi acrescentada a dor de ter que sair da escola e não poder frequentar a igreja paroquial diariamente, longe demais para ser alcançada. 
Desejando poupar à família outros sofrimentos, ela finalmente decidiu se oferecer uma vítima ao Senhor: o céu parecia gostar daquele jovem holocausto, porque logo depois seu pai conseguiu encontrar um emprego modesto e se mudar, no outono de 1890, com a família para Bordeaux.

Na esperança de remediar a grave lesão no pé, Jeanne Germaine foi internada no Hospital Infantil de Bordeaux em 7 de fevereiro de 1891 para se submeter a uma cirurgia. Ela aceitou o tratamento com "paciência angelical", suportando os sofrimentos da operação. Nos cinco meses de hospitalização, como testemunharam as Filhas da Caridade de San Vincenzo de Paoli, enfermeira do hospital, ela era um modelo de amabilidade e gentileza, prestando pequenos serviços a outras pessoas doentes. Em junho de 1891, enquanto recuperava lentamente sua saúde, Jeanne Germaine experimentou uma nova dor, porque dois dos irmãos mais novos ficaram gravemente doentes com febre infecciosa e morreram.


Em julho de 1891, ainda em recuperação, a Beata entrou no Instituto "Nazaré" de Bordéus, dirigido pelas Irmãs de Jesus-Maria de Le Dorat, que acolhia meninas em dificuldade, para receber os cuidados que a família não podia mais oferecer a ela. Esse foi um período fecundo de sua vida, durante o qual ela começou a discernir mais claramente a vontade de Deus na sua vida. Em 12 de junho de 1892, ela se aproximou da comunhão eucarística pela primeira vez com extraordinária devoção e, no mês seguinte, recebeu confirmação na catedral de Bordeaux. Já naquele momento Jeanne Germaine dava a impressão de viver constantemente na presença de Deus, cumprindo exatamente o que lhe era confiado no trabalho e transmitido no estudo.

No final daquele ano, outros falecimentos vieram provar ainda mais a família e purificar o coração da adolescente com a dor. Em 29 de dezembro de 1892, a mãe Maria Lafage morreu do repentino agravamento de uma hérnia negligenciada. Oito dias depois, seu irmão mais velho, Luigi, retornou do exército sofrendo de tuberculose, depois de ter sido amarosamente auxiliado por Jeanne Germaine, veio a falecer. Neste duplo teste, o espírito de fé da Beata era admirável, verdadeiro anjo consolador do pai e de seus entes queridos.

Cuidando das duas irmãs mais novas, Lubina e Lucia, Jeanne Germaine as levou com ela para o instituto de Nazaré, em Bordeaux. Agora ela estava caminhando em direção a uma doação completa ao Senhor. Quando, em 1893, as irmãs de San Giuseppe d'Aubenas, congregação à qual pertencia a irmã mais velha Lucie, com o nome de Ir. Maria di San Germano, ofereceram-se para receber as duas órfãs no colégio interno, a Beata estava livre para pensar em si mesma, perseguindo seu próprio ideal de consagração.

Seus primeiros pedidos foram dirigidos às Clarissas de Bordeaux e depois às Irmãs de Jesus-Maria de Le Dorat, mas ambos foram rejeitados devido à sua claudicação e tenra idade. Portanto, ela permaneceu na escola "Nazaré" até o décimo sétimo ano, esperando pacientemente pelo dia estabelecido por Deus.

Em 6 de abril de 1896, na segunda-feira de Páscoa, depois de visitar o Santuário de Notre Dame de Talence com grande devoção, solicitou uma entrevista com as Clarissas do mosteiro próximo "Ave Maria", conquistadas por sua extraordinária humildade e amabilidade de seu caráter, prometeram recebê-la, apesar de sua deficiência física.

Em 12 de junho de 1896, Festa do Sagrado Coração, ela entrou como postulante. Era o objetivo a que ela aspirava desde a infância e a que Cristo a guiara pela mão, também através da experiência do sofrimento.
Após cinco meses de postulantado, em 21 de novembro de 1896, festa da Apresentação no templo da Virgem, aos 18 anos, Jeanne Germaine vestiu o hábito franciscano e assumiu o nome religioso de Irmã Maria Celina da Apresentação da Virgem Maria. Mais uma vez, como no dia do batismo, a vida dessa humilde criatura foi confiada à custódia materna da Mãe de Deus.

"Deixando as vestes do mundo, orarei a Jesus para banir todos os pensamentos inúteis do meu coração e me dê o espírito religioso; usando o vestido de Clarissa, orarei ao meu Noivo para vestir o espírito de mortificação, renúncia e penitência. Vou pedir que ele me liberte da falsa liberdade e me junte a ele com as correntes do seu santo Amor; colocando o véu sagrado, implorarei para que ele me esconda da vista das criaturas. Quero viver escondida em Deus."

Essas intenções, que a Beata fez em seu pequeno caderno de anotações pessoais, na véspera de sua consagração, foram vividas por ela brilhantemente nos meses do noviciado. No claustro, Ir. Maria Celina permaneceu fiel aos seus antigos hábitos de caridade, aos quais já havia praticado no mundo, multiplicando os pequenos gestos de serviço e auto sacrifício em favor de suas irmãs, mas, acima de tudo, avançou no caminho da humildade, da mortificação e escondimento.

A saúde da jovem noviça começou, no entanto, muito em breve a declinar. A enfermidade, manifestada em uma forma grave de tuberculose, revelou a grandeza de sua fé e a firme vontade de querer completar em seu corpo frágil o que ainda falta na Paixão de Cristo, para o benefício de seu Corpo, que é a Igreja. 
Ela escreveu em seu diário alguns dias antes da sua preciosa morte: "Você não gosta de holocausto ou vítima: aqui estou eu! Eu vim para tomar a cruz. Ofereço-me como vítima, como Jesus... até agora eu sacrifiquei tudo: afetos, pensamentos... vou agora ser menos generosa? Ah, não! Aqui estou: amputada queimada, faça-me o que quiser, desde que meu amor por você aumente cada vez mais! Só isso eu peço!"

Em 30 de maio de 1897, após 190 dias de sua entrada no noviciado, depois de fazer sua profissão religiosa "in articulo mortis", a irmã Maria Celina fez sua entrada triunfal na eternidade junto com os santos. Na última nota escrita para a irmã, a irmã confidenciou: "Minha querida irmãzinha, estou muito feliz que você ouvirá em breve as notícias da minha morte... não se preocupe... o dia da minha morte será o mais bonito para mim... " 
No mesmo ano, a "pequena" Teresa do Menino Jesus, sua compatriota, também se fez um presente de amor pela vida dos irmãos, e morreu em Liseux.

Foi beatificada em 16 de setembro de 2007, em uma cerimônia presidida pelo Cardeal José Saraiva Martins, que na sua homilia declarou:

Hoje, uma filha desta Igreja que, vivendo na pobreza, alcançou as alturas da santidade em muito pouco tempo, é apresentada a nós como modelo de vida e fidelidade inabalável ao Evangelho das Bem-Aventuranças.
Podemos definir nossa abençoada como pequena, não apenas porque ela viveu apenas dezenove anos, mas também e acima de tudo porque ela escolheu ser "Pobre Irmã de Santa Clara" e, portanto, pequena no sentido indicado pelo próprio Jesus quando nos fala de um mistério escondido de nós, instruídos e sábios, mas revelado aos pequenos. E assim, em sua pequenez, a Beata Maria Celina da Apresentação tornou-se grande aos olhos de Deus e hoje o resultado de seu total abandono ao amor do Pai se manifesta a todos.
Se nos perguntarmos como nossa Beata alcançou essa capacidade de andar com o Senhor com absoluta generosidade, sem dúvida encontraremos a resposta em sua total docilidade à ação do Espírito Santo, Aquele que, precisamente nesta catedral, em julho de 1892, a preencheu com sua presença vivificante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário