quarta-feira, 27 de maio de 2020

27 de maio - Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Jo 17,17


Na liturgia de hoje continuamos com a Oração Sacerdotal de Jesus. No centro desta prece de intercessão e de expiação a favor dos discípulos encontra-se o pedido de consagração; Jesus diz ao Pai: “Eles não são do mundo, como Eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade. A tua palavra é verdade. Como Tu me mandaste para o mundo, também Eu os enviei para o mundo; por eles consagro-me a mim mesmo, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade”.

Pergunto: o que significa consagrar neste caso? Antes de tudo, é necessário dizer que só Deus é propriamente Consagrado, ou Santo. Portanto, consagrar quer dizer transferir uma realidade — uma pessoa ou coisa — para a propriedade de Deus. E nisto estão presentes dois aspectos complementares: por um lado, tirar das coisas comuns, segregar, pôr de lado do ambiente da vida pessoal do homem, para ser doado totalmente a Deus; e por outro, esta segregação, esta transferência para a esfera de Deus tem o significado próprio de envio, de missão: precisamente porque é doada a Deus, a realidade, a pessoa consagrada existe para os outros, é doada ao próximo.

Doar a Deus quer dizer não existir mais para si mesmo, mas para todos. É consagrado aquele que, como Jesus, é segregado do mundo e posto à parte para Deus, em vista de uma tarefa e precisamente por isso está plenamente à disposição de todos. Para os discípulos, consistirá em continuar a missão de Jesus, ser doados a Deus para estarem assim em missão para todos. Na noite de Páscoa, o Ressuscitado, aparecendo aos seus discípulos, dir-lhes-á: “A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio”.

Papa Bento XVI – 25 de janeiro de 2012

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário