sexta-feira, 15 de maio de 2020

15 de maio - Santo Elesbão (Caleb de Axum)


Elesbão era rei da Etiópia, onde reinou no período de 495 a 531. Segundo a tradição, era descendente do Rei Salomão e da Rainha de Sabá. Sua vida está ligada à história dos mártires de Nagran no ano de 523, uma cidade localizada no que é o atual Iemen.


Nessa localidade houve uma revolta contra o príncipe cristão Aretas, e ele, sua esposa e quatro filhas, assim como centenas de outros cristãos, foram martirizados pelo rei judeu Dunnas. Diante do assassínio da família real, por motivações religiosas, os bispos da região imploraram ao rei de Axum, Elesbão que fizesse justiça aos mártires e trouxesse nova ordem à cidade.

Cumprindo seu dever de rei, Elesbão conquistou Nagran e desbaratou todos os inimigos, tomando posse até mesmo da fortaleza onde estavam instalados. Venceu a guerra contra Dunaas, possivelmente em 524/525, restabelecendo a fé e colocando no trono do reino de Dunaas um rei cristão, Esimifeu

Após sua vitória Elesbão continuou à frente de seu reino ainda por um bom tempo. No entanto, sentindo que Deus o chamava a se dedicar mais à oração, abdicou em favor de seu filho, repartiu sua riqueza entre os pobres e doou sua coroa à igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém.

Seus últimos anos de vida, os transcorreu vivendo como um eremita na cidade santa. Aí morreu por volta do ano 555.
No Brasil, o culto a Santo Elesbão foi muito comum e popular entre os escravos negros, que se identificavam com a figura desse rei negro etíope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário