quarta-feira, 20 de maio de 2020

20 de maio - Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Jo 16,12


Na liturgia de hoje o Senhor prepara os seus discípulos para o futuro e há uma palavra que pode parecer um pouco estranha: escandalizar. Diz Jesus: Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. A questão a ser compreendida é a seguinte: de qual escândalo fala Jesus? Do escândalo das perseguições que se verificarão, do escândalo da cruz?

O Senhor acrescenta uma promessa dizendo: Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ele dará testemunho. E a seguir, sempre no mesmo discurso, afirma ainda: Eu tenho muitas coisas para vos dizer, mas neste momento vós não sois capazes de carregar o seu peso; mas quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ele vos guiará rumo à verdade plena.

Em síntese, Jesus fala-nos do futuro, da cruz que está à nossa espera e fala do Espírito, que nos prepara para dar testemunho cristão.
Aliás, nestes dias a Igreja faz-nos refletir muito sobre o Espírito Santo: Jesus diz que o Espírito Santo que virá, que Ele enviará, guiar-nos-á rumo à verdade plena, ou seja, ensinar-nos-á as coisas que eu ainda não ensinei, estas coisas que ele deve dizer e cujo peso, os discípulos, ainda não são capazes de carregar.
Além disso, o Senhor afirma também que o Espírito vos fará recordar as coisas que disse e que com a vida caíram no esquecimento. Eis aquilo que faz o Espírito: faz-nos recordar as palavras de Jesus e ensina-nos as coisas que Jesus ainda não pôde dizer, porque não éramos capazes de as compreender.

Assim a vida da Igreja é um caminho guiado pelo Espírito que nos recorda e nos ensina, que nos leva à verdade plena. E este Espírito, que é companheiro de viagem, defende-nos também do escândalo da cruz.

Papa Francisco – 11 de maio de 2015

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário