quinta-feira, 21 de maio de 2020

21 de maio - Beatos Manuel Gomez Gonzalez e Adilio Daronch

Em 1924, no sertão do Alto Uruguai, região norte do Estado do Rio Grande do Sul, dava-se um crime bárbaro: Padre Manuel Gómez González e seu coroinha Adílio Daronch eram assassinados com requerentes de crueldade. O tempo transcorrido não foi suficiente para apagar da memória popular o exemplo de coragem, profetismo e espírito missionário dos Mártires do Alto Uruguai.

Manuel Gómez González nasceu a 29 de Maio de 1877 na Espanha, filho de José e Josefina González. Terminado o percurso de estudos exigido, a 24 de Maio de 1902, recebeu a ordenação presbiteral na sua terra natal e começou a exercer o ministério sacerdotal na sua diocese. A partir de 1904, foi aceite após o seu pedido, na vizinha diocese de Braga, em Portugal, tornando-se pároco de Valdevez e depois, em 1911, de Monsão. Com o surgimento dos problemas políticos e religiosos, em 1913 foi-lhe concedido partir para o Brasil.

Aqui, depois de uma breve estadia no Rio de Janeiro, Monsenhor Miguel de Lima Valverde, acolheu-o na diocese de Santa Maria (Rio Grande do Sul). Por breve tempo foi pároco de Saudade, até que a 7 de Dezembro de 1915, foi-lhe confiada a imensa paróquia de Nonoai, quase uma pequena diocese: aqui desenvolveu uma obra pastoral tão intensa, que em oito anos, transformou o rosto da paróquia, cuidando também dos Índios e devendo também, pontualmente, ocupar-se da vizinha paróquia de Palmeiras das Missões, na qualidade de administrador. Foi precisamente nesta segunda paróquia entregue ao seu cuidado que haveria de sofrer depressa o martírio.

Adílio Daronch nasceu a 25 de Outubro de 1908, perto de Dona Francisca, na zona de Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul), no Brasil. Os seus pais, Pedro Daronch e Judite Segabinazzi, tinham oito filhos: em 1911 a família transferiu-se para Passo Fundo e em 1913, para Nonoai. Adílio fazia parte do grupo de adolescentes que acompanhava Padre Manuel nas suas longas e cansativas viagens pastorais, entre as quais, junto dos índios Kaingang. Fiel acólito, Adílio era também aluno da escola fundada pelo missionário.

Um dia, o bispo de Santa Maria, D. Ático Eusébio da Rocha, pediu ao sacerdote espanhol para ir visitar um grupo de colonos teutónicos brasileiros, instalados na floresta de Três Passos.
O Padre Manuel celebrou a Semana Santa na paróquia de Nonoai, portanto fez a viagem acompanhado pelo jovem Adílio, ignorando os perigos de uma região envolta em movimentos revolucionários.
Esteve um primeiro tempo em Palmeiras: aqui, administrou os sacramentos, mas não deixou de exortar ao dever da paz aos revolucionários locais, pelo menos em nome da fé cristã.

No entanto, os mais extremistas não gostaram da intervenção do religioso, nem de ter dado sepultura com cristã piedade, às vítimas dos bandos locais.
Continuaram depois a sua viagem para Braga e de seguida, para a Colônia Militar onde, a 20 de Maio de 1924, o Padre Manuel celebrou pela última vez a Santa Missa.
Os fiéis indígenas, avisaram o sacerdote do perigo que correria se penetrasse na floresta, mas ele não lhes deu ouvidos, ardendo no desejo de levar-lhes a graça divina.

Chegados a um empório, procurando informações sobre como chegar aos colonos de Três Passos, encontraram militares que gentilmente se ofereceram para os acompanhar. Tratava-se na verdade de uma emboscada propositadamente organizada: Padre Manuel e o seu fiel ministrante, Adílio, então apenas com dezesseis anos, foram na realidade conduzidos para uma remota zona da floresta onde os esperavam os chefes militares.

Juntos, sobre uma elevação, os dois companheiros de martírio, foram amarrados a duas árvores e fuzilados, morrendo assim, por ódio à fé cristã e à Igreja Católica. Era o dia 21 de Maio de 1924.
É admirável rever nestes acontecimentos, a mesma vitalidade, o mesmo vigor, a mesma extraordinária força das "Paixões" dos Mártires dos primórdios da era cristã!
Parece revermos o Santo Pontífice Sisto II, na emboscada fatal no cemitério de Calisto, enquanto ensinava a Palavra Divina e dali conduzido ao martírio, sem ser abandonado pela fiel escolta dos seus Diáconos, que quiseram partilhar do seu fim e glória! Também ao Padre Manuel, poderemos aplicar as palavras que São Cipriano dirigiu a Sisto: "sacerdote bom e pacífico"; também no seu acólito Adílio, poderemos evocar a glória de Tarcísio, mártir da Eucaristia: o primeiro por levá-la aos irmãos, o segundo pelo serviço no ofertá-la à Majestade Divina!

Esta Igreja não esqueceu assim o heroico testemunho do pároco e do acólito, mortos por amor do Evangelho e numerosos devotos apressaram-se a acorrer às suas sepulturas e a invocar a ajuda do Senhor através das suas intercessões.
Hoje a Igreja reconhece a vitória do pároco e do seu acólito, prestando-lhes a homenagem da glória e reconhecendo a sua poderosa intercessão, implora a sua celeste ajuda e olha para o seu exemplo!
A celebração da Eucaristia, no centro da vida dos Beatos Manuel e Adílio, brilha no seu testemunho com a potência e o fascínio do mistério encarnado: para que a Palavra de Deus ressoe no mundo, para que se cumpram os Mistérios da salvação, para que se renove sobre o altar o sacrifício da Cruz, para que se celebre na oferta da própria vida a comunhão dos Divinos Mistérios, para que os homens venham a atingir a salvação. Por isso, aqueles desafiaram os perigos e desprezando as ameaças, ofereceram juntos o próprio holocausto, a fim de que a sua radical comunhão, brilhasse alta como luz nas trevas do homem, vencido pelo ódio e pela violência, vítima da luta fratricida e assassina que semeia nos corações o extremo veneno da própria e alheia ruína e condenação!

Cardeal José Saraiva Martins – Homilia de Beatificação – em Frederico Westphalen (Brasil), 21 de Outubro de 2007

Oração

"Ó Deus de bondade, que vos comprazeis em acudir as 

necessidades de vosso povo em atenção aos méritos dos justos, 
concedei-nos, por intermédio de vossos servos, Padre Manuel e Adílio, 
a graça que vos pedimos, pois eles foram fiéis na terra, testemunhando com o próprio sangue sua fé no Redentor.

Fazei que, para vossa maior glória e proveito dos fiéis, 

sejam glorificados na terra com as honras da Canonização. 
Por Cristo Senhor Nosso. Amém." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário