quarta-feira, 27 de maio de 2020

27 de maio - Santo Agostinho da Cantuária

Pouco se sabe a respeito da vida de Agostinho antes de ser enviado à Grã-Bretanha. Ele nasceu em Roma, Itália, mas a data do seu nascimento é desconhecida. Era um monge beneditino do mosteiro de Santo André, fundado pelo papa Gregório Magno naquela cidade. E foi justamente esse célebre papa que ordenou o envio de missionários às ilhas britânicas.

Agostinho era o responsável pelo mosteiro de Santo André do Monte Célio, quando o papa Gregório Magno o designou em 597 para, com mais quarenta padres, reconstruir o trabalho de evangelização da Grã-Bretanha.

Antes ele quis viajar à França, onde se inteirou das dificuldades que a missão poderia encontrar, pedindo informações aos vários bispos que evangelizaram nas ilhas e agora se encontravam naquela região da Europa. Todos desaconselharam a continuidade da missão. Mas, tendo recebido do papa Gregório Magno a informação de que a época era propícia apesar dos perigos, pois o rei de Kent, Etelberto, havia desposado a princesa católica Berta, filha do rei de Paris, ele resolveu, corajosamente, enfrentar os riscos.
A situação naquele país, porém, era de tal modo difícil que o grupo foi duramente ameaçado de represálias, caso insistisse em lá se estabelecer. Assustado, o grupo retornou a Roma e pediu a papa que desistisse da ideia. O papa, porém, tranquilizou a todos, garantindo a acolhida do rei de Kent.

E assim aconteceu. O rei não só acolheu o grupo, como garantiu-lhes a liberdade de culto. Por fim, o próprio monarca acabou por converter-se. 
No Natal de 597, mais de dez mil pessoas já tinham recebido o batismo. Entre elas, toda a nobreza da corte, precedida pelo próprio rei Etelberto. 

Ao saber o que ocorria na Inglaterra, o Papa santo escreveu a Santo Agostinho:

“Glória a Deus, glória a Deus no mais alto dos Céus; glória a Deus, que não quis reinar somente nos Céus; […] cujo amor nos envia a buscar até nas ilhas da Britânia irmãos desconhecidos; cuja bondade nos faz encontrar o que buscávamos sem conhecê-lo. Quem poderá contar a exaltação de todos os corações fiéis pelo fato de a nação inglesa, pela graça de Deus e vosso trabalho fraternal, estar inundada da santa Luz e se prosterna diante do Deus Todo Poderoso?”

Sabendo que muito desse sucesso era devido aos inúmeros milagres operados por Agostinho, São Gregório o exorta à humildade, eleva-o a arcebispo de Kent e lhe dá sábios conselhos sobre a organização da missão no país.

Após esse evento o Papa Gregório Magno, com alegria, enviou mais missionários à Inglaterra. Assim, Agostinho prosseguiu e ampliou o trabalho de evangelização, fundando as dioceses de Londres e de Rochester, além de Agostinho ter conduzido a construção da famosa Basílica de Cantuária, no local onde haviam erguido uma pequena igreja. 
Com esse resultado surpreendente, Agostinho foi nomeado arcebispo da Cantuária, primeira diocese fundada por ele.

Agostinho morreu no dia 26 de maio de 604, sendo sepultado na igreja da Cantuária, que hoje recebe o seu nome e ainda guarda suas relíquias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário