sexta-feira, 15 de maio de 2020

15 de maio - Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Jo 15,13


O Evangelho de hoje nos reconduz ao Cenáculo, onde ouvimos o mandamento novo de Jesus. Diz assim: “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei”. E pensando no sacrifício da cruz já iminente, acrescenta: “Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando”. Estas palavras, pronunciadas durante a Última Ceia, resumem toda a mensagem de Jesus; aliás, resumem tudo o que Ele fez: Jesus deu a vida pelos seus amigos.
 Amigos que não o tinham compreendido, que no momento crucial o abandonaram, atraiçoaram e renegaram. Isto diz-nos que Ele nos ama mesmo se nós não merecemos o seu amor: assim nos ama Jesus!

Deste modo, Jesus mostra-nos o caminho para o seguir, a via do amor. O seu mandamento não é um simples preceito, que permanece sempre algo abstrato ou exterior em relação à vida. O mandamento de Cristo é novo porque o realizou primeiro, deu-lhe carne, e assim a lei do amor está inscrita de uma vez para sempre no coração do homem. E como está inscrita? Com o fogo do Espírito Santo. E com o mesmo Espírito, que Jesus nos doa, podemos caminhar também nós por esta vereda!

Trata-se de um caminho concreto, que nos leva a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros. Jesus mostrou-nos que o amor de Deus se concretiza no amor ao próximo. Os dois caminham juntos.

Papa Francisco – 10 de maio de 2015

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário