terça-feira, 12 de maio de 2020

12 de maio - Beato Álvaro del Portillo e Diez de Sollano

O Beato Álvaro del Portillo nasceu em Madri (Espanha) em 11 de março de 1914, em uma família numerosa com profundas raízes cristãs.
Foi técnico de obras públicas, doutor em engenharia civil e doutor em letras (seção de história) e em direito canônico.

Desde 1935, faz parte do Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada em 1928 por São Josemaria Escrivá, e tenta viver sempre a vocação cristã com lealdade e fidelidade, no trabalho e no cumprimento dos deveres diários, aproximando seus colegas, colegas e muitas outras almas de Deus. Em 25 de junho de 1944, ele foi ordenado sacerdote e, desde então, trabalha no cumprimento do ministério pastoral.

A 15 de setembro de 1975, no congresso geral convocado após a morte do fundador, D. Álvaro del Portillo foi eleito para lhe suceder à frente do Opus Dei. Em 28 de novembro de 1982, quando S. João Paulo II erigiu o Opus Dei como prelatura pessoal, nomeou-o Prelado. Oito anos depois, a 7 de dezembro de 1990, nomeou-o bispo e, em 6 de janeiro de 1991, conferiu-lhe a ordenação episcopal na Basílica de São Pedro.

Nos anos em que chefiou o Opus Dei, Álvaro del Portillo promoveu o início das atividades pastorais da prelatura em 20 novos países e incentivou o lançamento de inúmeras iniciativas sociais e educacionais nos 5 continentes. Sua atividade governamental foi caracterizada por uma profunda comunhão com o Papa e com os outros bispos, por uma fidelidade absoluta ao fundador e sua mensagem e por um incansável compromisso pastoral.

O seu amor à Igreja manifestou-se numa profunda comunhão com o Papa e com os Bispos. A sua caridade, a sua disponibilidade para atenção das almas, a humildade, a prudência e fortaleza, a alegria e a simplicidade, o esquecimento próprio e o seu ardente afã apostólico que se refletia também no seu lema episcopal - Regnare Christum volumus! -, juntamente com a bondade e serenidade e o bom humor que difundia, são rasgos que compõem o retrato da sua alma.

Ele morreu de madrugada em 23 de março de 1994, algumas horas depois de retornar de uma peregrinação à Terra Santa, onde seguiu o caminho terrestre percorrido por Jesus com intensa devoção.
Foi beatificado em Madrid no dia 27 de setembro de 2014, celebrada pelo Cardeal Angelo Amato, que encerrou assim sua homilia:

"A virtude heroica propriamente não significa que alguém tenha feito grandes coisas por si mesmo, mas que em sua vida aparecem realidades que ele não fez, porque ele foi transparente e disponível para a obra de Deus [...]. Isso é santidade”.
Esta é a entrega que o Beato Álvaro del Portillo nos faz hoje: "Pastor segundo o coração de Jesus, ministro diligente da Igreja". Ele nos convida a ser santos como ele, vivendo uma santidade amável, misericordiosa, gentil, mansa e humilde.
A Igreja e o mundo precisam do grande espetáculo de santidade, para recuperar, com seu bom perfume, os miasmas de muitos vícios ostentados com insistência arrogante.
Hoje, precisamos mais do que nunca uma ecologia de santidade, para combater a poluição das práticas ilícitas e da corrupção. Os santos nos convidam a trazer para o seio da Igreja e da sociedade o ar puro da graça de Deus, que renova a face da terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário