quinta-feira, 7 de maio de 2020

07 de maio - Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou.Jo 13,16


Jesus nos ensina o amor com a Eucaristia; nos ensina o serviço com o lava-pés; e nos diz que um servo jamais está acima do seu senhor. Estes três elementos são o fundamento da Igreja. Esse é o Evangelho do dia, no qual João refere as palavras de Jesus depois do lava-pés.

Na Última Ceia, Jesus se despede dos discípulos com um discurso longo e belo e faz dois gestos que são instituições. Dois gestos para os discípulos e para a Igreja que virá, que são o fundamento, por assim dizer, da sua doutrina. Jesus dá de comer o seu corpo e de beber o seu sangue, isto é, institui a Eucaristia, e faz o lava-pés. Desses gestos nascem os dois mandamentos que farão crescer a Igreja se formos fiéis.

O primeiro é o mandamento do amor: não somente amar o próximo como a si mesmo, mas um passo a mais: “amar o próximo como eu os amei”.
O amor sem limites. Sem isto, a Igreja não vai para frente, a Igreja não respira. Sem o amor, não cresce, se transforma numa instituição vazia, de aparências, de gestos sem fecundidade. Ir ao seu corpo: Jesus diz como devemos amar, até o fim.

Depois, o segundo novo mandamento, que nasce do lava-pés: “servir uns aos outros”, lavar os pés uns aos outros, como eu os lavei. Dois novos mandamentos e uma única advertência: vocês podem servir, mas enviados por mim. Não estão acima de mim.
De fato, Jesus esclarece: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Assim é a humildade simples e verdadeira, não a humildade fingida.
A consciência de que Ele é maior do que todos nós, e nós somos servos, e não podemos ultrapassar Jesus, não podemos usar Jesus. Ele é o Senhor, não nós. Este é o testamento do Senhor. Ele se dá de comer e beber e nos diz: amem-se assim. Lava os pés e nos diz: sirvam assim, mas estejam atentos, um servo jamais é maior que aquele que o enviou, do senhor. São palavras e gestos contundentes: é o fundamento da Igreja. Se formos avante com essas três coisas, nunca vamos errar.

Papa Francisco – 26 de abril de 2018

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário