terça-feira, 5 de maio de 2020

05 de maio - As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Jo 20,27


No Evangelho de hoje Jesus apresenta-se como o verdadeiro Pastor do povo de Deus, e vemos que a sua obra se realiza mediante algumas ações: Jesus fala, Jesus conhece, Jesus dá a vida eterna, Jesus protege.

O Bom Pastor — Jesus — está atento a cada um de nós, procura-nos e ama-nos, dirigindo-nos a sua palavra, conhecendo profundamente os nossos corações, os nossos desejos e as nossas esperanças, assim como os nossos fracassos e as nossas desilusões. Recebe-nos e ama-nos tal como somos, com as nossas qualidades e os nossos defeitos. Para cada uma de nós Ele “dá a vida eterna”: ou seja, oferece-nos a possibilidade de levar uma vida cheia, sem fim. Além disso, preserva-nos e guia-nos com amor, ajudando-nos a percorrer as sendas íngremes e as estradas por vezes perigosas que se apresentam no caminho da vida.

Aos verbos e aos gestos que descrevem o modo como Jesus, Bom Pastor, se relaciona conosco, correspondem os verbos relativos às ovelhas, isto é, a nós: “Ouvem a minha voz”, “seguem-me”. São gestos que mostram de que modo devemos corresponder às atitudes ternas e amáveis do Senhor. Com efeito, ouvir e reconhecer a sua voz implica intimidade com Ele, que se consolida na oração, no encontro de coração a coração com o Mestre divino e Pastor das nossas almas. Esta intimidade com Jesus, este estar aberto, falar com Jesus, fortalece em nós o desejo de o seguir, saindo do labirinto dos percursos errados, abandonando os comportamentos egoístas, para nos encaminharmos pelas novas sendas da fraternidade e do dom de nós mesmos, à imitação d’Ele!

Não nos esqueçamos que Jesus é o único Pastor que nos fala, nos conhece, nos dá a vida eterna e nos protege. Nós somos o único rebanho e devemos esforçar-nos apenas por ouvir a sua voz, enquanto Ele perscruta com amor a sinceridade dos nossos corações. E desta intimidade contínua com o nosso Pastor, deste diálogo com Ele, brota a alegria de o seguir, deixando-nos conduzir rumo à plenitude da vida eterna.

Papa Francisco 12 de maio de 2019

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário