segunda-feira, 18 de maio de 2020

18 de maio - Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Jo 16,2


Desde os seus primeiros dias a Igreja é perseguida. Mas até quando o será? Certamente, até hoje. Com efeito, talvez mais do que nos primeiros tempos, também hoje há tantos cristãos assassinados e perseguidos por amor a Cristo Dão a vida no silêncio, porque o seu martírio não faz notícia, mas hoje há mais mártires cristãos do que nos primeiros séculos.

Não há cristianismo sem perseguição. Façamos memória da última das bem-aventuranças: quando vos levarem às sinagogas, vos perseguirem e insultarem: este é o destino do cristão. Mais ainda: Hoje, diante dos fatos que acontecem no mundo, com o silêncio cúmplice de muitas potências que podiam detê-lo, estamos diante deste destino cristão: ir pelo mesmo caminho de Jesus.

Nós hoje nos jornais, sentimos horror por aquilo que fazem alguns grupos terroristas, que degolam as pessoas somente por serem cristãs. Lembremos dos mártires egípcios, que foram degolados enquanto pronunciavam o nome de Jesus.

O Senhor hoje faz-nos sentir, no corpo da Igreja, o amor pelos nossos mártires e também a nossa vocação ao martírio. Nós não sabemos o que acontecerá aqui: não o sabemos! Mas, que o Senhor nos dê a graça, se um dia acontecer esta perseguição aqui, a coragem do testemunho que tiveram todos estes cristãos mártires.

Papa Francisco – 07 de setembro de 2015

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário