segunda-feira, 11 de maio de 2020

11 de maio - Santo Antimo


Um dos primeiros mártires, Santo Antimo tem uma vida pouco conhecida. Segundo o Acta Sancti Anthimi , Faltonio Piniano, que se casara com Anicia Lucina, descendente do imperador romano Gallienus, fora nomeado   procônsul na Ásia pelos imperadores Diocleciano e Maximiano. Após a morte de um de seus conselheiros, Cheremone, que perseguiu os cristãos em sua missão, Faltonio foi atingido por uma doença grave. Depois de experimentar algumas terapias tradicionais, Anicia pediu ajuda aos cristãos presos. Entre estes estavam Antimo e os outros mártires. Antimo disse que Faltonio seria curado se ele se convertesse, e assim foi.

Piniano decidiu, portanto, restaurar a liberdade dos prisioneiros e os escondeu em suas vilas em Sabina e Piceno. Em particular, foram dadas terras ao diácono Sisinnio, Diocleciano e Fiorenzo, perto de Osimo . Três anos depois, no entanto, os três foram apedrejados por não querer renunciar ao cristianismo.
Antimo, no entanto, foi alojado em uma casa de campo a 35 km da Via Salaria. Aqui ele continuou praticando o proselitismo, convertendo um sacerdote do deus Silvano ao cristianismo e fazendo com que ele destruísse um ídolo. Por esse motivo, foi denunciado ao procônsul Prisco, e jogado no Tibre com uma pedra em volta do pescoço, de onde saiu ileso. Depois de ser decapitado por Prisco, ele foi enterrado no oratório onde costumava orar.O enterro ocorreu em um oratório nos arredores, onde Antimo costumava rezar.

Herdar o papel de Antimo foi Massimo, que, no entanto, foi decapitado alguns dias depois, em 19 ou 20 de outubro, e por sua vez foi enterrado em um oratório, a 300 km da Via Salaria. Nesse oratório, surpreendeu-se ao pregar Basso, que foi preso e admitido no julgamento de abjura: tendo se recusado a fazer sacrifícios em homenagem a Baco e Ceres, foi massacrado no mercado do Forum Novum. Isso aconteceu com Fabio, que foi torturado e decapitado na Via Salaria. Faltonio Piniano e Anicia Lucina, no entanto, morreram em Roma de morte natural.
Não há certeza sobre a data desses eventos, que, no entanto, se situam em um período entre os séculos V e IX : em particular, não se sabe se eles foram produzidos pela união de diferentes textos hagráficos ou se, em vez disso, são um único corpo.

Sant'Antimo é mencionado no Martyrology Romano em 11 de maio com a simples indicação que se refere ao Acta Sancti Anthimi: "Em Roma, a vinte e duas milhas da Via Salaria, Santo Antimo, mártir."

Nenhum comentário:

Postar um comentário