domingo, 1 de julho de 2018

01 de julho - Beatos Tullio Maruzzo e Luis Obdulio Arroyo Navarro


Padre Tullio Maruzzo nasceu em Lapio, município de Arcugnano (Vicenza), em 23 de julho de 1929, foi batizado com o nome de Marcelo. Educado em uma família profundamente cristã, em 1939, ingressou na escola dos Frades Menores de Veneto, em Chiampo. Fez sua profissão solene em 1951. Foi ordenado sacerdote em 21 de junho de 1953.

Padre Maruzzo chegou à Guatemala em janeiro de 1960, procedente da Itália. Serviu em diferentes paróquias até que foi enviado à San José, que contava com 50 aldeias.
O sacerdote as visitava pelo menos três vezes por ano. Era simpático, não rechaçava ninguém e passava muitas horas ouvindo os camponeses e os conhecia pelo seu nome.
Sem radicalismo, sem alarde, mas de forma pacifica, humilde e serviçal, soube realizar na sua vida e sobretudo na sua morte a figura do bom Pastor.

Amigo de todos, percorria a pé ou a cavalo, a região sul de Izabal, para cumprir sua missão de coordenador das comunidades eclesiais de base.

Procurou encarnar-se da realidade da Guatemala e manter-se atualizado no processo teológico pastoral da América Latina.

A situação social e política na Guatemala estava piorando; as forças políticas se radicalizavam e consideravam o opositor como um adversário que devia ser eliminado.
Na região de Izabal, onde Padre Maruzzo servia, os camponeses viam como algumas pessoas lhes tiravam as terras que eles haviam transformado em áreas de cultivo.

Apoiados pela força militar, essas pessoas se apresentavam e despojavam de suas terras os camponeses, que não tinham outra opção a não ser começar a trabalhar como peões para o novo proprietário ou emigrar a outras terras.

Convencido de que a redenção dessa população passa em primeiro lugar através da luta contra o analfabetismo, ele começa a ensiná-los a ler, escrever e conscientizá-los da exploração de que são vítimas. Com a ajuda da Caritas local, distribui alimentos para os mais pobres, e acima de tudo, garante-lhes a assistência jurídica necessária para fazer valer os seus direitos. 
Padre Tullio começou a ajudar os camponeses, a fim de que legalizassem as terras que cultivavam. Mas isso não passou despercebido para os militares e comissários que queriam ficar com as terras que já tinham sido cultivadas; por isso, começaram a ameaçá-lo. Logo depois, caluniaram e acusaram Padre Tulio de colaborar com a guerrilha.

Os seus superiores, temendo pela sua vida, transferiram-no para a Paróquia do Sagrado Coração de Quiriguá. Padre Tullio não estava de acordo em abandonar seu rebanho; mas obedeceu, em 14 de maio de 1980.

Luis Obdulio Arroyo Navarro foi o companheiro fiel que o Senhor colocou ao lado do padre Tulio no momento do sacrifício extremo. Ele nasceu em Quiriguá (Los Amates-Izabal) em 21 de junho de 1950, filho de Ignacio Arroyo Vargas e Guadalupe Navarro Montes, batizado pelo missionário franciscano veneziano Padre Angelico Melotto, confirmado pelo missionário franciscano Padre. Ercolano Giacomel. 
Obdulio, que morava a poucos metros da casa paroquial, frequentou-a quando criança, sempre pronto para qualquer serviço solicitado pelo pároco. Já com sete anos de idade, era um coroinha servindo a Santa Missa, um serviço que ele realizou até a sua morte. 

Sua infância passou serena, na normalidade de todo menino; ele frequentou a escola de Los Amates, a três quilômetros de Quiriguá.
Quando ele chegou à idade adulta, ele foi contratado como motorista do município de Los Amates, uma posição que lhe permitiu saber o que estava acontecendo na área; de fato, ele foi o primeiro a comunicar aos padres missionários franciscanos o perigo de morte que pairava sobre eles.  Aos 26 anos fazia parte da Terceira Ordem Franciscana, além de catequista em sua paróquia. Apesar das advertências de seus parentes sobre o perigo que corria com os padres da paróquia, Obdulio preferiu ficar perto deles, fiel ao serviço que ele assumira voluntariamente. 

As calúnias e ameaças ao Padre Maruzzo continuaram na nova paróquia, e em 1º de julho de 1981, às 22h30, depois de acompanhar alguns dos fiéis até a sua casa na Aldeia Pueblos Nuevos, Padre Tulio Maruzzo e o leigo Luis Obdulio Arroyo Navarro, que dirigia o carro, caíram em uma emboscada e foram assassinados.

A beatificação dos dois mártires está marcada para 27 de outubro de 2018 em Morales, perto de Izabal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário