segunda-feira, 23 de julho de 2018

23 de julho - Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. Mt 12,39


Hoje vamos refletir sobre a síndrome de Jonas: uma grave doença que hoje ameaça os cristãos, que os faz sentir perfeitos e limpos como acabados de sair da lavandaria.

Jesus começa chamando um grupo de pessoas “geração malvada”. É uma palavra que quase parece um insulto: esta é uma geração malvada. É muito forte! Jesus tão bom, humilde, manso, mas pronuncia esta palavra. Todavia, certamente ele não se referia às pessoas que o seguiam; mas aos doutores da lei, a quantos tentavam pô-lo à prova, fazê-lo cair na armadilha. Eram pessoas que pediam sinais e provas. E Jesus responde que o único sinal que lhes será dado é o sinal de Jonas.

Mas qual é o sinal de Jonas? Antes de explicar este sinal, vamos refletir sobre outro pormenor que se deduz da narração evangélica: a síndrome de Jonas, que o profeta tinha no seu coração. Ele, não queria ir a Nínive e fugiu para a Espanha. Pensava que tinha as ideias claras: a doutrina é esta, deve-se crer nisto. Se eles são pecadores, que se arranjem; eu não tenho nada com isso! Esta é a síndrome de Jonas. E Jesus condena-a, e os que agem assim são chamados hipócritas.

Não querem a salvação daquelas pobres pessoas. Deus diz a Jonas: pobrezinhos, não distinguem a direita da esquerda, são ignorantes e pecadores. Mas Jonas continua a insistir: eles querem justiça! Eu observo todos os mandamentos; que façam o mesmo.

Jonas esteve dentro da baleia por três dias e três noites, referência a Jesus no sepulcro – a sua morte e ressurreição –, e aquele é o sinal que Jesus promete contra a hipocrisia, contra esta atitude de religiosidade perfeita, contra esta atitude de um grupo de fariseus.

Eis a síndrome de Jonas que atinge os que não têm zelo pela conversão das pessoas, procuram uma santidade uma santidade de lavandaria, isto é, bem engomada, bem feita, mas sem o zelo que nos leva a anunciar o Senhor. Recordemos que o Senhor diante desta geração, doente da síndrome de Jonas, promete o sinal de Jonas.

Papa Francisco - 14 de outubro de 2013


Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário