domingo, 22 de julho de 2018

22 de julho - São Vandregésilo


São Vandregésilo nasceu perto de Verdun, no leste da França, no início do século VII. Ele era um oficial da corte dos reis carolíngios e foi nomeado conde.
Casou, mas em 628, depois de uma peregrinação a Roma, em acordo mútuo com sua esposa, eles se separaram para embarcar na vida religiosa. 

O marido tornou-se monge em Montfaucon sob a orientação de São Balderico, mas logo retirou-se para viver em absoluta solidão em Saint-Ursitz, nas montanhas do Jura. 
Parece que ele foi influenciado pelas práticas ascéticas dos monges irlandeses, especialmente São Columbano e seu discípulo São Ursicinus, que havia trabalhado na área fundando vários mosteiros. 

Vandregésilo ficou famoso pela austeridade que distinguia sua vida. Ele passou um período de tempo no mosteiro de São Columbano, em Bobbio, no norte da Itália, depois mudou-se para a abadia de Romani-Moutier, na sub-região da Sabóia de Tarentaise, às margens do rio Isère. Ali ele passou cerca de dez anos e recebeu a ordenação do Arcebispo de Rouen Santo Audoeno. 

Ele aproveitou de suas diversas experiências para fundar a nova abadia de Fontanelle na Normandia, cuja igreja foi aberta para adoração em 657. Sob a orientação do fundador, os monges seguiram a "regra" de São Columbano, lançando as bases para o crescimento futuro da igreja.

A Abadia, de fato se tornou um dos mosteiros mais apreciados na França, um importante centro de erudição e evangelização, chegando a ter mais de 300 monges. Antes de morrer, em julho de 668 (ou de acordo com outras fontes em 657), ele tranquilizou seus monges sobre a prosperidade do monastério se eles permanecessem fiéis às tradições que ele lhes havia dado: "O Senhor estará sempre entre vocês e será seu consolo e ajude em todas as suas necessidades". 

A fim de excluir uma possível profanação pelos vikings, as relíquias do santo foram divididas entre diferentes igrejas, entre as quais a abadia de Mont-Blandin a Grand. Daí a celebração de sua festa foi estendida para a Inglaterra, no período anterior à conquista de William em 1066.


Nenhum comentário:

Postar um comentário